Últimas Notícias

Halterofilistas da Romênia terão medalhas retiradas após testarem positivo para doping em Londres 2012


As medalhas conquistadas pelos levantadores de peso da Romênia, Roxana Cocos e Răzvan Martin, em Londres 2012, serão retiradas após os atletas testarem positivo para doping no período em que participaram do evento. 

Cocos foi medalhista de prata na categoria até 69 kg feminino, enquanto Martin foi bronze na prova dos 69 kg para homens. Outro levantador de peso do país, Gabriel Sincraian, 85° colocado na prova masculina de 85 kg também foi desclassificado. 

A reanálise das amostras de Cocos, Martin e Sincraian nos Jogos mostrou que cada um dos atletas utilizou esteróides proibidos como a metenolona e o estanozolol. Para piorar a situação de Martin, ele também testou positivo para o anabolizante desidroclormetiltestosterona.

A desclassificação de Cocos levará a novas mudanças no quadro de medalhas do evento e principalmente na classificação final da prova dos 69 kg feminino. Isso porque as levantadoras bielorrússas Maryna Shkermankova e Dzina Sazanavets, a terceira e quarta colocadas respectivamente já foram desqualificadas por casos de doping. 

Quem deve 'subir ao pódio' neste caso são as atletas que ficaram em quinto e sexto lugares respectivamente: Anna Nurmukhambetova, do Cazaquistão, e Ubaldian Valoyes, da Colômbia. 

No caso da desqualificação de Martin, quem subirá ao terceiro lugar na categoria 69 kg é o norte-coreano Kim Myong-hyok. 

Por fim, a seleção romena de levantamento de peso poderá ser suspensa por um ano, já que a Federação Internacional de Halterofilismo prevê o banimento por um ano para nações que tenham três ou mais testes positivos para doping nas reanálises solicitadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Foto: Reprodução/Digi Sport


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar