Francesas dominam em segundo dia do Europeu de Judô - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Francesas dominam em segundo dia do Europeu de Judô

Compartilhe
judô frança Clarisse Agbegnenou



O segundo dia do Campeonato Europeu de Judô 2020, disputado nesta sexta-feira (20) em Praga, foi marcado pela dominação francesa nas disputas femininas, com a conquista dos dois ouros disputados, além de um bronze. No masculino, Victor Serpu, da Moldávia e Tato Grigalashvili, da Geórgia, que foram campeões sub-23 na semana passada em Porec, Croácia, também levaram o título continental na categoria principal.

Clarisse Agbegnenou foi a primeira campeã do dia entre as judocas com até 63kg. Ela precisou de apenas 23 segundos para aplicar um ippon e conquistar seu quinto título europeu. A austríaca Magalena Krssakova conquistou a prata surpreendendo a campeã olímpica Tina Trtenjak na terceira rodada. A eslovena caiu para a compatriota Andreja Leski na repescagem e terminou o dia em medalha.

Em seguida, foi a vez de outro campeão olímpico na Rio 2016 perder uma vaga no pódio dos 73kg masculinos. Fabio Basile sofreu um belo ippon do sueco Tommy Macias, campeão em Minsk 2019 e terminou em 5º lugar. O outro bronze na categoria ficou com o azeri Rustam Orujov, prata na Rio 2016, em Minsk 2019 e vice-campeão mundial em 2017 e 2019. 

Já na grande final, Victor Serpu, da Moldávia, coroou um dia brilhante com uma vitória sobre Lasha Shavdatuashvili, judoca da Geórgia, e vencedor de duas medalhas olímpicas: ouro em Londres 2012 e bronze na Rio 2016. 

Na segunda categoria feminina, um resultado para embolar ainda mais a disputa pela vaga francesa para Tóquio 2020 entre as 70kg. Segunda melhor do ranking da Federação Internacional de Judô (IJF) e bronze no Mundial de 2019, Margaux Pinot venceu o campeonato, enquanto a líder mundial e atual campeã mundial Marie-Ève Gahié, perdeu na semifinal, evitando um confronto francês na final e terminando com a medalha de bronze.

Na última final, Tato Grigalashvili, da Geórgia, venceu com facilidade o russo Ivaylo Ivanov e foi campeão dos 81kg. Ele conseguiu um waza-ari logo no início do confronto e garantiu o ouro com um uchi gari. A Geórgia ainda levou um bronze, com a vitória de Luka Maisuradze sobre o neerlandês Frank De Wit e em um confronto belga, o vice-campeão mundial Matthias Casse fez valer o favoritismo e derrotou Sami Chouchi

O torneio que distribui pontos no ranking olímpico chega ao fim neste sábado (21), com as categorias mais pesadas. Confira todos os medalhistas desta sexta-feira:


Feminino - até 63kg 
1º Clarisse Agbegnenou (FRA)
2º Magdalena Krssakova (AUT)
3º Martyna Trajdos (GER)
3º Juul Franssen (NED)


Feminino - até 70kg 
1º Margaux Pinot (FRA)
2º Sanne van Dijke (NED)
3º Madina Taimazova (RUS)
3º Marie Eve Gahie (FRA)


Masculino - até 73kg
1º Victor Sterpu (MDA)
2º Lasha Shavdatuashvili (GEO)
3º Tommy Macias (SWE)
3º Rustam Orujov (AZE)


Masculino - até 81kg
1º Tato Grigalashvili (GEO)
2º Ivaylo Ivanov (BUL)
3º Matthias Casse (BEL)
3º Luka Maisuradze (GEO)

Foto: Carlos Ferreira / European Judo Championships


Nenhum comentário:

Postar um comentário