China planeja candidatura conjunta para sediar Jogos Olímpicos de 2032


A China está preparando um plano de candidatura conjunta entre as cidades de Chengdu e Chongqing para sediar os Jogos Olímpicos de 2032. A informação é do jornal local China Daily, que teve acesso ao relatório feito pelo órgão regulador de esportes das províncias. 

"Como parte de uma estratégia nacional para desenvolver o círculo econômico de Chengdu-Chongqing, as duas cidades vão se candidatar para as Olimpíadas, juntas, para tentar sediar os Jogos com fortes características urbanas e culturais das duas cidades, e para aumentar a influência internacional de ambas”, dizia o relatório, segundo o China Daily. 

O adiantamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 por causa da pandemia de coronavírus deverá atrasar também o processo de escolha da sede das Olimpíadas de 2032, lançado informalmente em janeiro, quando Brisbane, na Austrália, formou seu comitê de candidatura. 

Desde então, outros países demonstraram interesse em sediar os Jogos Olímpicos de 2032. Com isso, a China concorreria ainda com Jacarta na Indonésia, Doha no Catar, um projeto regional na Alemanha, uma oferta conjunta da Coréia Unificada de Seul e Pyongyang e Mumbai na Índia. Além disso, outro país que está formulando seu comitê de candidatura é a Turquia, que deve escolher Istambul como representante. 

Vale lembrar que a Pequim, capital da China será a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022, tornando-se a primeira cidade a receber as Olimpíadas de verão (2008) e inverno. 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não estabeleceu um cronograma para a eleição de uma cidade-sede de 2032. Porém ela normalmente ocorre sete anos antes da cerimônia de abertura, o que aponta que as possíveis candidatas teriam mais quatro anos para prepararem a oferta. 

É válido ressaltar também que Los Angeles foi escolhida como sede dos Jogos de 2028 com 11 anos de antecedência, após um acordo feito em 2017 com Paris, capital da França, que receberá o evento quadrienal em 2024.

Foto: Reprodução


Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem