ITTF aprova proposta da CBTM para proteção aos atletas e calendário terá datas reservadas para torneios continentais e regionais - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

ITTF aprova proposta da CBTM para proteção aos atletas e calendário terá datas reservadas para torneios continentais e regionais

Compartilhe

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) aprovou, na ÚLTIMA segunda-feira (28), em reunião virtual, proposta apresentada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), para proteção dos atletas. Com 88 votos favoráveis (80,73%) e 21 contrários (19,27%), serão criadas janelas dentro do calendário internacional, onde acontecerão os torneios continentais e regionais, sem qualquer tipo de sanção aos atletas. Na votação, 31 associações se abstiveram.

Este é um problema muito comum aos mesa-tenistas que atuam fora do país. Alguns já foram punidos inclusive com a dispensa de clubes na Europa, pois as datas dos jogos de suas equipes coincidiam com torneios importantes, como Campeonatos Pan-Americanos, por exemplo. 

De acordo com a proposta, serão criadas janelas para a realização dos torneios continentais e regionais em todo o mundo, e os atletas seriam preservados. Os clubes, por sua vez, não teriam compromissos nestas datas, podendo contar com seus elencos completos nas Ligas.

A proposta da CBTM foi inspirada no que acontece há quase 20 anos no futebol. Com a criação das datas FIFA, os jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo e torneios continentais passaram a ter janelas específicas, possibilitando a liberação dos craques dos grandes clubes para estas competições. Da mesma forma, as principais Ligas do mundo passaram a formatar seus calendários evitando estas janelas.

“Na verdade, é uma garantia para todos. Os atletas ficam protegidos, sem a preocupação de se apresentarem às seleções e serem punidos. As entidades continentais podem se programar para realizarem as competições com qualidade e todos os principais craques, enquanto os clubes, que investem neste atleta, também serão preservados. A ITTF e as associações foram sensíveis a este pleito”, disse o presidente da CBTM, Alaor Azevedo.

Foto: Diuvlgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário