Últimas Notícias

Pentatlo Moderno fará em setembro último teste do novo formato da modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude


A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fará, nos dias 12 e 13 de setembro, os últimos testes do novo formato da modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude. A avaliação vai acontecer em Budapeste, na Hungria. Será o primeiro evento do Pentatlo Moderno mundial desde a paralisação das disputas do esporte por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), em março.

O novo formato prevê a prova da esgrima e um evento combinado reunindo a natação, a corrida e o tiro a laser. Até então, as provas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude eram realizadas separadamente, com exceção do laser-run (tiro a laser e corrida). O hipismo não faz parte do programa da modalidade dos Jogos, que é representado por um Tetratlo Moderno.

Mais dinâmico para o público e desafiador para os atletas, o novo formato fará sua estreia em Dacar 2026. Na edição dos Jogos Olímpicos da Juventude realizada no continente africano, o Pentatlo Moderno também terá um número maior de competidores. Até então, eram 48 (24 em cada gênero) e agora serão 64 (32 homens e 32 mulheres). O incremento foi de 33,3%.

“Durante esses tempos difíceis, quando todos os membros de nossa comunidade global do Pentatlo Moderno enfrentam desafios sem precedentes, é vital que mantenhamos o nível de motivação de nossos grandes atletas”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann. 

Cinco testes
Até o momento, a UIPM já fez quatro eventos-teste do novo Tetratlo Moderno dos Jogos Olímpicos da Juventude. O primeiro deles aconteceu no mesmo ano da última edição do torneio, Buenos Aires 2018, em março daquele ano. Os outros três foram realizados no Cairo (Egito), em abril de 2019; Perpignan (França), em julho do ano passado; e Weiden (Alemanha), um mês depois.

Depois dos vários testes, os membros do Conselho Executivo da UIPM se reuniram em Budapeste, na Hungria, em setembro, e em Lausanne, na Suíça, em janeiro deste ano, para definir os últimos ajustes da prova.

Apesar da pandemia, a UIPM a e a Associação Húngara de Pentatlo Moderno (HMPA) decidiram manter o cronograma de testes do novo formato.

“A Associação Húngara está sempre disposta a ajudar a UIPM, a fornecer condições de alto nível para o esporte e oportunidades de testar as inovações que são a base do nosso movimento”, acrescentou o presidente da UIPM.

Torneio jovem em 2022
Por causa do adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar, que antes iriam acontecer em 2022, a UIPM está pensando em realizar uma competição internacional para atletas de até 18 anos no ano em que o torneio iria ser realizado. A ideia é que a competição ganhe o nome de Copa Jovem Pierre de Coubertin.

“Por esse motivo, ter eventos de teste do novo formato ainda é crucial”, defendeu um porta-voz do comitê organizador local do evento-teste da Hungria.

Foto: Divulgação/UIPM

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar