Dan Norton, estrela do rugby sevens da Grã-Bretanha, diz que a equipe pode autofinanciar sua campanha olímpica Tóquio 2020 devido aos cortes feitos nos programas do sete no país.
Tanto a Rugby Football Union (RFU), órgão governante da Inglaterra de rugby, quanto a Welsh Rugby Union (WRU), de país de Galês, suspenderam seus programas de sete em resposta à crise do coronavírus.
O WRU prometeu ainda apoiar aqueles que buscam Tóquio 2020, mas a maior parte da equipe do Rio 2016 era inglesa. A World Rugby também prometeu ajuda financeira. Em entrevista à Sky Sports, Norton chamou a situação atual de seu "ponto mais baixo no rugby".
"Sevens é difícil de acertar: você tem 16 times masculinos e 12 femininos de todo o mundo voando para o mesmo lugar", disse Norton à Sky Sports. "Meu medo é que, se não for feito - e bem feito - o setes possa voltar a ser um esporte amador ou até cair completamente no esquecimento."
He's the leading try scorer in world 7s rugby, and now he'll be playing for @LiRFC ☘️@Dan_Norton4 explains the unfortunate circumstances that lead to this exciting opportunity, and why he's still chasing the Tokyo Olympics 💪#GPTonight pic.twitter.com/QLzkX3HMmd— Rugby on BT Sport (@btsportrugby) August 22, 2020
A World Rugby Sevens Series deve retornar em abril no Hong Kong Sevens masculino, mas sem financiamento disponível é duvidoso se a Inglaterra ou o País de Gales irão jogar. A campanha existente foi cancelada no meio da temporada por causa da pandemia.
Nos Jogos de Tóquio, a equipe britânica garantiu a vaga. A Grã-Bretanha levou a prata masculina na estreia da modalidade no Rio 2016, perdendo para Fiji na final. Norton diz que agora há um movimento para encontrar patrocinadores privados para apoiar a equipe.
O objetivo ainda é jogar nas Olimpíadas - se não houver dinheiro da RFU, faremos o nosso melhor para tentar criar essa oportunidade para nós mesmos e nosso programa. Isso é algo que estamos examinando como um grupo de jogadores com nossas redes, e vendo o que podemos fazer do ponto de vista comercial ... vendo até onde podemos ir com isso, até onde podemos chegar.
“Sevens também é um dos esportes de maior crescimento para as mulheres" acrescentou. "Trata-se de criar algo que seja atraente - uma oportunidade de investimento para todos." Muitos jogadores de setes britânicos optaram pelo jogo de 15, entretanto, e Norton é um deles, juntando-se ao London Irish, da Premiership da Inglaterra.
0 Comentários