A programação do dia foi repleta de jogos no Foro Itálico, definindo os 16 quadrifinalistas e 16 semifinalistas de duplas. Muitas zebras passaram para as fases finais, mas os dois líderes do ranking a ATP e as duas principais favoritas na WTA se garantiram para as quartas do sábado. Excepcionalmente, a final do WTA Premier e Masters 1000 de Roma será no sábado.
Curiosamente, apenas 6 cabeças de chave passaram para as quartas em cada naipe, entre eles os cabeças 1, 2, 4 e 12 de ambas as disputas.
Pelo masculino, Djokovic e Nadal seguem sem dificuldade e passaram em sets diretos pelos sérvios Filip Krajonovic e Dusan Lajovic. Nas quartas não devem ter problemas diante do quali Dominik Köpfer e do cabeça 8 Diego Schwartzman, respectivamente.
O alemão venceu um duelo de qualis diante da sensação italiana de 18 anos, Lorenzo Musetti, com direito a pneu, para garantir um salto de 31 posições, devendo ir ao 66º posto, seu melhor ranking de carreira e já entro do corte para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em caso de vitória, Djokovic enfrenta o vencedor de Matteo Berretini e Casper Ruud na semifinal de domingo. O noruguês, atual 34º, já sobe duas posições, alcança a melhor poição a carreira, e garantiu a condição de cabeça de chave em Roland Garros. Uma vaga na semi o colocará pela primeira vez no top30. O italiano é o único representante do país-sede entre os 32 restantes nas chaves. Ele é o quinto italiano a alcançar as quartas em Roma desde 2000.
Passando pelo freguês argentino, Nadal encara ou Dennis Shapovalov ou Grigor Dimitrov. O búlgaro parou a sensação italiana, Jannik Sinner, 81º melhor do mundo aos 19 anos. O italiano é o único jogador com menos de 20 anos no top180. Semana que vem terá a companhia de Musetti neste grupo.
Olho especial neste confronto, pois o canadense finalmente vai furar o top10 em caso de vitória nas quartas - desde que Diego Schwartzman não seja campeão.
Já na chave feminina, poucas mudanças de ranking acontecem. Simona Halep e Karolina Pliskova seguem sem perder sets. Confirmando o favoritismo, Halep enfrenta na semi quem passar do super embate entre Victoria Azarenka e Garbine Muguruza, enquanto Pliskova poderá duelar contra Elina Svitolina na semi.
A brasileira Luisa Stefani volta às quadras em busca de um super desafio. Depois da vitória no match tie-break nesta sexta-feira, elas jogam neste sábado por volta das 11h (horário de Brasília) as melhores duplistas do mundo, a taiwanesa Hsieh Su-wei e a tcheca Barbora Strycova em busca de uma vaga na final.
Stefani, 39ª melhor do mundo, e Hayley Carter, 35ª, já alcançaram o melhor ranking de suas carreiras: Carter subirá para 31 ou 33 e Luisa 33 ou 35. Em caso de vitória neste sábado, Luisa será a 32ª ou 33ª melhor do mundo e um eventual título levará ela para a 28ª posição e sua parceira para a 26ª.
Na chave de duplas masculinas, só uma confirmou a condição de cabeça: os quarto favoritos, Marcel Granollers e Horacio Zeballos, depois de vencer Bruno Soares e Mate Pavic no detalhe nesta sexta-feira.
Confira a programação deste sábado:
Quadra Centrale
07:00 (1) Simona Halep (ROU) x Yulia Putintseva (KAZ)
09:30 (1) Novak Djokovic (SRB) x (Q) Dominik Köpfer (GER)
14:00 (11) Elise Mertens (BEL) x (2) Karolina Pliskova (CZE)
15:30 (8) Diego Schwartzman (ARG) x (2) Rafael Nadal (ESP)
Quadra Pietrangeli
07:00 (4) Matteo Berrettini (ITA) x Casper Ruud (NOR)
09:00 (SE) Victoria Azarenka (BLR) x (9) Garbine Muguruza (ESP)
em seguida (12) Marketa Vondrousva (CZE) x (4) Elina Svitolina (UCR)
11:00 (12) Denis Shapovalov (CAN) x (15) Grigor Dimitrov (BUL)
Grand Stand Arena (a partir das 07:00)
Anna-Lena Friedsam (GER) / Raluca Olaru (ROU) x (7) Suko Aoyama (JPN) / Ena Shibahara (JPN)
(4) Marcel Granollers (ESP) / Horacio Zeballos (ARG) x John Peers (AUS) / Michael Venus (NZL)
(1) Hsieh Su-Wi (TPE) / Barbora Strycova (CZE) x Hayley Carter (USA) / Luisa Stefani (BRA)
Jeremy Chardy (FRA) / Fabrice Martin (FRA) x Jurgen Melzer (AUT) / Edouard Roger-Vasselin (FRA)
Surte+ Luisa Stefani avança às semis em Roma; Bruno Soares é eliminado
Foto: Peter Staples / ATP
0 Comentários