Últimas Notícias

World Athletics divulga detalhes sobre obtenção de índices olímpicos na maratona e marcha atlética


A Federação Internacional de Atletismo (World Athletics), divulgou nota oficial no último dia 12/8, com detalhamentos sobre a antecipação do período de qualificação das provas de maratona e marcha atlética para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A data inicial de retomada das marcas exigidas era 1º de dezembro de 2020 e agora será a partir de 1º de setembro.

Mas a decisão da WA limita-se apenas ao Índice de qualificação. O acúmulo de pontos para o ranking mundial e a classificação automática por meio da colocação nas maratonas do selo Gold e Platinum da WA permanecem suspensos até 30 de novembro.

Durante o período de 1º de setembro a 30 de novembro, os atletas podem alcançar os índices apenas em eventos pré-identificados e autorizados por uma federação membro ou que façam parte do circuito mundial de atletismo, com controle de dopagem e seguindo todos os requisitos da WA.

Desta forma, atletas que queiram tentar a qualificação olímpica em tais eventos devem comunicar a intenção para a CBAt, com a máxima brevidade, para que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, na sigla em inglês) seja notificada com o nome do participante, a data, o local e a prova em que pretende competir.

Isso garantirá que controles de dopagem fora de competição e em competição possam ser programados e organizados.

Para atletas que planejem competir já em setembro, o tempo é limitado e é fundamental que essa notificação seja feita o mais rapidamente possível. Para os que irão competir em outubro e novembro, a AIU deve ser notificada no máximo seis semanas antes da data da corrida. A AIU irá, por sua vez, confirmar se o controle de dopagem do atleta está de acordo com os requisitos e identificar o atleta como elegível para a qualificação olímpica, notificando o organizador da corrida e a federação nacional.

A World Athletics, em cooperação com a AIU, validará as inscrições e publicará a lista desses eventos pré-identificados no site da WA (https://www.worldathletics.org/) no início de setembro.

Foto: Athletics Africa/Norman Katende

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar