Últimas Notícias

Seleção Iroquese de lacrosse tem vaga confirmada nos Jogos Mundiais de 2022


A seleção Iroquese de lacrosse recebeu a confirmação de sua vaga para os Jogos Mundiais de 2022, que serão realizados na cidade de Birmingham, no Alabama, EUA. O anúncio foi feito pela World Lacrosse, em conjunto com a Associação dos Jogos Mundiais (IWGA) e o Comitê Organizador do evento. 

A garantia da participação da seleção da Confederação Iroquesa surge após o pedido de boicote de dez países, por ter sido excluída pelo Comitê Organizador de Birmingham 2022, por não representar uma nação independente. 

Porém, a ameaça de boicote foi levada a sério, o que levou a IWGA a reconhecer a classificação do grupo indígena como representante da Confederação Iroquesa, criadora da modalidade. 

"O Comitê Executivo da IWGA e o Comitê de Coordenação e equipe de gestão de Birmingham 2022, reconhecendo também o forte desejo da comunidade internacional de lacrosse de ver os Iroqueses competirem nos Jogos Mundiais, analisaram rapidamente o pedido formal e tomaram uma decisão favorável sobre a participação da seleção", afirmou a World Lacrosse em nota. 

"Está claro que os líderes dessas organizações estão comprometidos em defender os mais elevados ideais do esporte internacional, e somos gratos". 

Vale lembrar que a seleção Iroquese de lacrosse conquistou duas medalhas de bronze consecutivas nos mundias de 2014 e 2018 da modalidade.

Quem são os Iroqueses? Onde fica a Confederação Iroquesa?

Primeiramente considerados nômades, os Iroqueses chegaram a ocupar até o século XVII a região dos Grandes Lagos, onde hoje é o território do estado de Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente o grupo indígena é composto por povos seneca, cayuga, ondondaga, oneida, mohawk e tuscarora. 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar