Últimas Notícias

Mulheres são maioria entre os pré-candidatos à eleição da Comissão de Atletas do COB


A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) encerrou o processo de candidatura na segunda-feira, 03, com 72 inscrições pré-aprovadas. Todas ainda passarão por um segundo processo de checagem, mas, analisando os números, é possível dizer que as mulheres que participaram das duas últimas edições de Jogos Olímpicos de Inverno ou Verão estão bastante interessadas em integrar a gestão do esporte olímpico do Brasil. 

Isso porque dos 58 pré-candidatos que participaram das edições dos Jogos Olímpicos Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 ou PyeongChang 2018, 33 são mulheres. Entre os homens são 25. Além disso, para as quatro vagas disponíveis para atletas que disputaram alguma edição de Jogos anteriores aos citados anteriormente, estão pré-inscritos 14 concorrentes, sendo quatro mulheres e 10 homens.

Outro número que chama a atenção é o número de modalidades representadas na eleição, considerando-se as pré-candidaturas: 25. O esporte com mais representantes é o atletismo com 9, seguido de desportos aquáticos (8), handebol (7), ginástica (5), canoagem (4) e ciclismo (4). Completam a lista basquete (3), remo (3), tiro (3), triathlon (3), vôlei (3), boxe (2), hipismo (2), judô (2), rugby (2), taekwondo (2), vela (2), desportos no gelo (1), desportos na neve (1), hóquei sobre grama (1), levantamento de pesos (1), pentatlo moderno (1), tênis (1), tênis de mesa (1) e Wrestling (1).

A votação será do meio-dia de 24 de agosto às 17h do dia 28 de agosto. Cada atleta candidato terá seu perfil disponibilizado em um site para que os eleitores possam ter acesso às informações antes da votação. Serão eleitos 21 atletas olímpicos que tenham participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi 2014 e PyeongChang 2018) ou de Verão (Londres 2012 e Rio 2016). Nesse ponto, haverá um recorte para garantir a equidade de gênero na Comissão já que serão eleitos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos. Também serão escolhidos outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012. O limite máximo é de dois atletas por esporte.

Quem pode votar?
Todos os atletas olímpicos que tenham participado de uma ou mais das duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016) imediatamente anteriores à eleição estão aptos a votar. Cada um irá receber um email com as orientações, além de um login e uma senha, para acesso à votação. 

Cada um terá, obrigatoriamente, três votos: um em um candidato do sexo feminino e outro em um candidato do sexo masculino, para eleger o atleta olímpico que tenha participado de uma ou mais das duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016); e um voto para eleger um atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012. 

O atleta que tenha participado dos Jogos Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e PyeongChang 2018 e não receber seu login e senha deverá encaminhar e-mail para cacob@cob.org.br até 07 (sete) dias antes das eleições, informando o problema e solicitando suporte para ter acesso à votação.

Vale lembrar que a Comissão de Atletas tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros. 

Além disso, tem a responsabilidade de examinar questões relativas aos Atletas Olímpicos; manter contato constante com outras Comissões de Atletas Nacionais e Internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI; além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas e divulgar suas deliberações e ações em andamento para toda a comunidade esportiva.

No ciclo 2021-24, a Comissão de Atletas terá 25 atletas, com 19 deles podendo votar nas Assembleias do COB. Outro aspecto importante é que, apesar da redução do número de integrantes do Conselho de Administração do COB a partir de 2021 (de 17 para 13 membros), o presidente e o vice-presidente da CACOB seguirão compondo o colegiado.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar