Últimas Notícias

Canoagem Slalom do Brasil vibra com a volta aos treinos no Rio de Janeiro


“Estou no paraíso”. As palavras de Pepê Gonçalves acompanhadas de um largo sorriso descrevem o sentimento da equipe brasileira de canoagem slalom com a retomada dos treinamentos no Rio de Janeiro (veja o vídeo abaixo). Desde o último dia 20, seis atletas da modalidade colocaram seus barcos de volta às corredeiras do Parque Radical de Deodoro e reiniciaram a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O pacote ficou completo a partir da terça-feira, dia 3, quando, após resultados negativos para todos os exames de coronavírus, puderam voltar ao Centro de Treinamento Time Brasil para o trabalho de preparação física, avaliações médicas, fisioterapia, entre outros. 

No CT Time Brasil, os atletas treinam em pequenos grupos e em turnos reduzidos, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19. Em Deodoro também foram adotadas práticas seguras de treino. Os atletas contam com suporte total do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Canoagem CBCa com apartamentos em frente ao Parque Olímpico da Barra, alimentação e transporte para os treinos. 

“Fico muito feliz de ter essa oportunidade e agradeço ao Comitê Olímpico, Confederação Brasileira de Canoagem e Prefeitura do Rio que não mediram esforços para que a gente pudesse estar aqui hoje dando o nosso melhor para passarmos por tudo isso e sairmos mais vencedores ainda”, destacou Ana Sátila, que apesar de ter conseguido manter-se em atividade em Foz do Iguaçu (PR) considera a fase atual como um recomeço. 

“A gente passou por momentos muito delicados durante a pandemia. Foi um período muito difícil, mas hoje eu vejo como uma superação. Estar aqui no Rio de Janeiro para fazer o nosso treinamento, é incrível. Tudo isso é um desafio, que estamos passando muito bem. Cada um tem que lutar e se superar acima de tudo”, definiu a jovem Ana Sátila, que está classificada para seus terceiros Jogos Olímpicos. 

A pandemia também não afetou tanto os treinamentos de Pepê, o segundo representante da canoagem slalom garantido em Tóquio. Por ser uma modalidade ao ar livre, conseguiu manter-se ativo em Piraju (SP). A volta à cidade olímpica de 2016, porém, é considerada fundamental para elevar sua preparação. 

“Eu sonhava em estar aqui de volta treinando nessa estrutura. Hoje tenho a honra de contar com toda a estrutura do CT Time Brasil e os melhores profissionais do esporte e da saúde. Me sinto muito honrado de usufruir cada dia mais dessa estrutura incrível que o COB nos proporciona. Treinar no Rio de Janeiro é um diferencial enorme para nós. Saímos na frente de todos os países, pois esse canal é o que mais se assemelha ao do Japão”, considera o sexto colocado no Rio 2016. 

Com a retomada dos treinamentos, os atletas se enchem também de esperança por dias melhores. “Os Jogos Olímpicos em si, quando a gente entrar em campo, cada um em sua modalidade, vai ser um sopro de esperança para o mundo inteiro. A gente está voltando a fazer o que a gente ama”, finalizou Ana Sátila. 

A equipe de canoagem slalom no Rio de Janeiro conta ainda com Charles Corrêa, Felipe Borges, Mathieu Desnos e Omira Estácia, além dos treinadores Cassio Ramon Petry e Ricardo Taques.

Foto: Rafael Bello/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar