Últimas Notícias

Saiba algumas curiosidades sobre a Major League Baseball, campeonato começa nesta quinta


Como descobrimos na primeira parte do especial "Surto de A a Z" sobre beisebol, a modalidade não é de origem estadunidense. Trata-se de uma adaptação de um jogo inglês chamado rounders. Porém, por muitas décadas esse foi o esporte de maior popularidade nos Estados Unidos. 

São deles a maior liga de beisebol do mundo: a Major League Baseball (MLB), que dará a "tacada inicial" para mais uma temporada, nesta quinta-feira (23), com a partida entre Washington Nationals e New York Yankees. 

Em 1869 surgiu a primeira liga de beisebol dos Estados Unidos, com o nome de National Association of Professional Base Ball Players (na época o nome da modalidade se escrevia de forma separada - base ball). 

Entretanto, ela foi considerada mal planejada. Não havia uma quantidade certa de partidas durante a temporada e nem um controle de quantos times participariam, levando a organização ao fracasso. 

Mas em 1876 surgiu a Liga Nacional, que rapidamente transformou-se na maior competição de beisebol do país, vivendo vários anos de sucesso. 

Algumas outras ligas tentaram competir com a Liga Nacional, mas nenhuma teve força suficiente. Até que em 1901 foi fundada a Liga Americana, desenvolvida com base no campeonato da Western League, contando com grandes jogadores e equipes talentosas, para de fato ser a concorrência. 

Desta rivalidade nasceu a MLB, fundada em 1903 após a assinatura do acordo de fusão entre Liga Nacional e a Liga Americana. No mesmo ano ocorreu a criação da famosa World Series, a série final de partidas que até hoje define o campeão da liga estadunidense.

Hoje, a MLB conta com 30 franquias (29 dos Estados Unidos e 1 do Canadá), divididas em duas conferências (Nacional e Americana), com 15 equipes em cada uma delas. Dentro destas conferências existem três subdivisões regionais (leste, central e oeste). 

Confira a lista de times

Conferência Americana

- Leste: Baltimore Orioles, Boston Red Sox, New York Yankees, Tampa Bay Rays e Toronto Blue Jays.
- Central: Chicago White Sox, Cleveland Indians, Detroit Tigers, Kansas City Royals e Minnesota Twins. 
- Oeste: Houston Astros, Los Angeles Angels, Oakland Athletics, Seattle Mariners e Texas Rangers.

Conferência Nacional

- Leste: Atlanta Braves, Miami Marlins, New York Mets, Philadelphia Phillies e Washington Nationals.
- Central: Chicago Cubs, Cincinnati Reds, Milwalkee Brewers, Pittsburgh Pirates e St. Louis Cardinals.
- Oeste: Arizona Diamondbacks, Colorado Rockies, Los Angeles Dodgers, San Diego Padres e San Francisco Giants. 

Cada time disputa 162 partidas de temporada regular, no seguinte formato

- 19 partidas contra cada time da sua divisão (76)
- Os outros 86 jogos ocorrem contra franquias das outras divisões de sua própria conferência, partidas contra equipes de uma divisão específica da outra conferência e confrontos regionais. 

Os playoffs

Apenas dez franquias classificam-se para os playoffs. Os seis campeões de divisão se classificam diretamente para as semifinais de suas respectivas conferências. 

Mais quatro times, dois por conferência, que tiveram as melhores campanhas da temporada também avançam, porém, disputam a última vaga disponível na semifinal de cada conferência, em partida única. Essa rodada leva o nome de Wild Card. 

As semifinais são jogadas em confrontos melhor de cinco jogos. Passam os dois vencedores da série em cada conferência. Posteriormente são disputadas as finais de conferência, em melhor de sete jogos. 

Os campeões da conferência Nacional e Americana se enfrentam na World Series, a final do campeonato, disputada em sete jogos. 

Os maiores campeões da World Series

A maior supremacia na World Series é de forma disparada a do New York Yankees. A franquia contabiliza 27 títulos em 40 finais disputadas na MLB. No entanto, o último título foi conquistado em 2009. 

Na sequencia aparece o St. Louis Cardinals, com 11 canecos em 19 decisões, com último título em 2011. 

Boston Red Sox e Oakland Athletics estão empatados com nove campeonatos cada, sendo que ambos disputaram 14 finais. 

Fechando o top-5 está o San Francisco Giants, com oito troféus da World Series em 20 decisões.  

A maior espera por um novo título atualmente é do Cleveland Indians, que conquistou sua última World Series há 72 anos. 

Brasileiros campeões da MLB

Dois jogadores brasileiros já conquistaram o título da liga. Paulo Orlando, hoje no campeonato mexicano, foi o primeiro campeão, em 2015, com o Kansas City Royals. No ano passado, Yan Gomes foi para o Washington Nationals e fez parte da equipe campeã da World Series de 2019. 

Foto: Reprodução/Washington Magazine

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar