Últimas Notícias

Curling tem sistema de qualificação completo para Pequim 2022 revelado


A Federação Mundial de Curling (WCF) anunciou como será a corrida olímpica da modalidade para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que ocorrerão em Pequim, na China. O esporte terá a disputa de três eventos nas Olimpíadas - masculino, feminino e duplas mistas - com dez países em cada evento.

Para as disputas por equipes masculina e feminina, os seis países mais bem classificados no Campeonato Mundial de Curling de 2021 se qualificarão para os Jogos. Caso a China termine fora dos seis primeiros lugares, ela se classificará automaticamente, utilizando a cota para o país anfitrião.

As demais três ou quatro equipes, a depender do desempenho da China, se qualificarão pelo Pré-Olímpico Mundial de 2021. As equipes aptas para competir no Pré-Olímpico serão aquelas que estariam no Mundial de 2020 (cancelado devido à pandemia de Covid-19) ou que disputarão o de 2021 e que ainda não se houverem se classificado para as Olimpíadas, além de dois times que virão de um campeonato qualificatório e do país-sede do Pré-Olímpico.


Já nas duplas mistas - que terão, em 2022, dois países a mais na disputa que nos Jogos de PyeongChang 2018 - as sete seleções mais bem classificadas do Campeonato Mundial de Duplas Mistas de 2021 garantirão vaga em Pequim. Se a China estiver entre os sete primeiros, o oitavo colocado também terá seu lugar nos Jogos confirmado. Caso contrário, uma dupla chinesa participará das Olimpíadas usando a cota do país-sede.

As últimas duas vagas serão definidas em um Pré-Olímpico Mundial, a ser disputado em 2021. Qualquer país que tenha se qualificado para os Campeonatos Mundiais de Duplas Mistas de 2020 ou de 2021, mas ainda não se classificou para o evento nos Jogos Olímpicos, poderá participar. 

O curling foi disputado na edição inaugural dos Jogos de Inverno, em Chamonix, França, no ano de 1924. Após um grande período de ausência e algumas participações como esporte de demonstração, a modalidade voltou a integrar o programa olímpico em Nagano 1998. 

Em Pequim, as disputas de curling ocorrerão entre os dias 02 e 20 de fevereiro no lendário Centro Aquático Nacional, conhecido como “Cubo D’Água”, que recebeu as provas de natação, nado artístico e saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, também sediados pela capital chinesa. Nos Jogos de Inverno, ele será rebatizado como “Cubo de Gelo”.


Foto: Tom Rowland/WCF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar