Últimas Notícias

Atletas da Canoagem terão que fazer o curso de prevenção ao assédio e abuso no esporte


A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) decidiu que a partir de 2021 o curso de Prevenção e Enfrentamento ao assédio e abuso no esporte (PEAAE), elaborado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o departamento de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), passa a ser pré-requisito para a participação de eventos da Canoagem Brasileira. Todos os profissionais envolvidos, atletas, técnicos, presidente de clubes, presidentes de federação, árbitros, colaboradores, entre outros membros do cenário da Canoagem terão que apresentar o certificado de conclusão do curso.

A Confederação Brasileira de Canoagem é a primeira entidade a exigir a obrigatoriedade do curso como pré-requisito nas suas atividades, a ação pretende ser mais uma ferramenta para coibir abusos no esporte. O PEAAE tem conseguido a adesão de atletas e profissionais de todas as faixas etárias, desde os que estão iniciando suas carreiras até aqueles que já construíram uma brilhante trajetória no esporte.

“Discutimos essa medida com o nosso Conselho Administrativo da entidade, os membros foram unânimes na aprovação, é um passo muito importante que estamos fazendo porque desta forma todos terão acesso as informações e principalmente como prevenir essa situação”, comenta João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, que em 2018 criou um canal de ouvidoria para receber denúncias.

Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte
Lançado no último dia 13 de março, em formato de ensino a distância (EAD), o PEAAE já atraiu mais de 3.000 profissionais do esporte, sendo mais de 750 atletas e ex-atletas. O objetivo do curso é mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma é possível reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, além de explicar ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

Foto: Miriam Jeske/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar