Últimas Notícias

Após ser operado, Alex Zanardi segue em coma induzido e com quadro neurológico grave



O hospital de Siena (ITA), onde o piloto e paraciclista Alessandro Zanardi está internado após sofrer um grave acidente em prova paracilística, emitiu uma nota neste sábado (20) explicando o estado de saúde do quatro vezes campeão paralímpico. Ele foi submetido a uma neurocirurgia que durou três horas e apesar de não estar em perigo de morte, seu quadro neurológico é considerado muito grave.

"A estabilidade do paciente atualmente exclui essa hipótese", disse o diretor de departamento de emergência do Hospital de Siena, Sabino Scolletta, ao ser questionado por jornalistas que perguntavam se Zanardi ainda corria risco de morrer.

O médico, no entanto, acrescentou que o dano neurológico no campeão paralímpico é "grave e incerto". "Ainda são possíveis uma instabilidade e uma piora, mas, no momento, a situação é estável, e isso exclui essa hipótese [de morte]", disse.

"Zanardi chegou com um traumatismo craniano importante, tinha dois ossos frontais fraturados e com afundamento, além de todos os ossos do rosto rompidos. Ele foi operado para corrigir essa situação e, no momento, as condições permitem tratá-lo", explicou o neurocirurgião Giuseppe Oliveri.

Entre segunda (22) e terça-feira (23), os médicos farão uma nova avaliação para decidir se tiram o esportista do coma induzido.

Zanardi sofreu o acidente durante a terceira etapa do 'objetivo tricolore', prova paraciclistica criada por ele para juntar paraciclistas de todas as deficiências e incentivar mais pessoas com deficiência a praticarem esportes.  Segundo relatos, ele perdeu o controle da sua handbike, capotou duas vezes até colidir com um caminhão que vinha o sentido oposto, em uma velocidade estimada de 50 km/h.

O acidente de Zanardi comoção na Itália e no nos mundos dos esportes paralímpicos e automobilísticos. Ele é ex-piloto de F1 e Fórmula Indy - onde foi bicampeão da categoria. Diversas personalidades esportivas e políticas desejando melhoras ao italiano. O primeiro ministro italiano postou nas redes sociais: "Força Zanardi, não desista! Toda a Itália luta com você".

foto: Reuters/Luke McGregor

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar