Últimas Notícias

Morre Balbir Singh Sr., tricampeão olímpico no hóquei na grama pela Índia


Faleceu na última segunda-feira (25) Balbir Singh Sr, ex-jogador de hóquei na grama indiano. Singh estava com 95 anos e estava internado em um hospital de Chandigarh desde o último dia 08 de maio. Balbir Singh Sr. deixa sua filha Sushbir e três filhos, Kanwalbir, Karanbir e Gurbir.

Como esportista, Balbir Singh Sr. foi tricampeão olímpico no hóquei de grama, participando da seleção indiana que conquistou o ouro em Londres 1948, Helsinque 1952 e Melbourne 1956. Nestes último Jogos, era o capitão da equipe e, um ano depois, em 1957, recebeu a Padma Sri, uma das mais importantes medalhas de honra da Índia.

Considerado um exímio marcador de gols e um dos esportistas indianos mais importantes de todos os tempos, Singh Sr. também manteve sua trajetória vitoriosa depois da aposentadoria. Ele treinou a seleção da Índia na conquista da Copa do Mundo de Kuala Lumpur, em 1975, derrotando o Paquistão por 2 a 1 na final, apesar de sair perdendo por 1 a 0, o que permanece sendo o único título de Copa do Mundo da Índia até hoje.

"É com uma sensação avassaladora de tristeza que eu presto as condolências à morte da lenda do hóquei Balbir Singh Dosanjh. É com uma profunda gratidão que lembrarei seu caminho: ele jogou, compartilhou seu conhecimento ao treinar equipes e saiu de campo”, disse o presidente da Federação Internacional de Hóquei (FIH), Dr. Narinder Dhruv Batra, ao ouvir a notícia. “Na verdade, Balbir Singh deixa para trás um rico legado que atravessa todas as fronteiras esportivas e físicas".

Foto: Reprodução/FIH

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar