Últimas Notícias

Coluna Surto Mundo Afora - Séries e filmes esportivos para 'maratonar' nessa quarentena



Com o esporte parado há quase três meses, muita gente tenta curar a abstinência esportiva através de filmes e séries que tenham tal temática. Em 2020 não teremos Olimpíadas, mas nem por isso os torcedores precisam esperar até o próximo ano para sentir a emoção que as competições gera. 

A Coluna Surto Afora selecionou algumas produções cujos enredos tem o esporte como foco. São películas inspiradas em atletas e momentos, ou documentários que apresentam ao público histórias verdadeiras de nomes importantes do desporto mundial. Nomes famosos ou não, todos carregam algo em comum: a paixão por competir.

Arremesso Final (Last Dance, 2019) - Basquete

A série que virou sensação durante o isolamento social narra a trajetória do astro Michael Jordan. Desde os seus dramas pessoais e esportivos até a carreira no Chicago Bulls. Além do astro, campeão olímpico em Barcelona 1992 com o Dream Team, conta com depoimentos de Scottie Pippen, Dennis Rodman, Phil Jackson e outros para esse relato sobre o time lendário.

Apesar de focar na equipe da NBA, a série é imperdível para entender a chamada "era de ouro" da liga entre os anos 80 e 90, que impactou de forma definitiva o basquete mundial até hoje. 

Lucha - Driblando o Impossível (Lucha: Jugando con lo Imposible, 2016) - Hóquei na Grama

Apelidada carinhosamente por “Lucha”, a jogadora de hóquei sobre a grama Luciana Aymar relata sua turbulenta e triunfante jornada para ser oito vezes a melhor do mundo. Multicampeã com Las Leonas, alcunha da icônica Seleção da Argentina, o documentário traz imagens da carreira e pessoas que mudaram o esporte no país.

Um dos maiores dramas relatados é a sempre inalcançada medalha de ouro olímpica, um sonho que Aymar ambicionou e não conseguiu. Lucha se aposentou após o Mundial de Hóquei, em 2014. Durante a Rio 2016 foi comentarista da ESPN argentina e viu suas companheiras falharem novamente na busca pelo ouro... mas a seleção masculina alcançar a inédita conquista dourada.

Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own, 1992) - Beisebol

Durante a Segunda Guerra Mundial muitos jogadores foram convocados para a frente de batalha. Entre os esportes mais afetados estava o beisebol. Por esse motivo, além da queda de qualidade nas partidas, paralisações foram inevitáveis. A saída foi a idealização de equipes femininas para jogos de exibição e décadas antes do feminismo ganhar corpo.

As mulheres daqueles tempos foram fundamentais para aceitações feminina no esporte e alcançar um público antes à sombra dos homens. Inspirado em um evento real, o filme traz uma constelação no seu elenco: Tom Hanks, Geena Davis, Madonna, Lori Petty... 

Eu, Tonya (I, Tonya, 2017) - Patinação Artística

Produção que concorreu ao Oscar em três categorias e vencedora em uma (Melhor Atriz Coadjuvante para Allison Janney), o filme é baseado em fatos reais acerca da vida da ex-patinadora e ex-boxeadora americana Tonya Harding. 

A trama se baseia na sua ligação ao ataque à sua rival Nancy Kerrigan, ocorrido em 1994. A filmagem, apesar de ser ficção, usa o recurso de tentar se parecer com um documentário e foi aclamado pela crítica.

De acordo com J.E. Vader, repórter que cobriu o escândalo que deu origem ao filme, o longa não traduz a realidade. Entretanto, segundo Tonya, muitos fatos são sim reais mas com adaptação para o cinema.

I Am Bolt (2016) - Atletismo

Impossível alguém desconhecer este nome: Usain Bolt. Mas o que muitos não sabem é sua luta até se tornar um dos maiores atletas de todos os tempos. O documentário mergulha na vida do jamaicano, aposentado desde o Mundial de Atletismo de 2017, mostrando suas principais provas na carreira e também relatos de pessoas importantes para seu sucesso.

Participam da produção também os velocistas Asafa Powell e Yohan Blake, Neymar e Pelé, a tenista Serena Williams e o músico, e filho de Bob Marley, Ziggy Marley.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar