Últimas Notícias

Russo multicampeão olímpico na patinação de velocidade anuncia aposentadoria


O seis vezes campeão olímpico na patinação de velocidade, Viktor Ahn anunciou sua aposentadoria na última segunda-feira (27), por causa de uma sequência de lesões.

Ahn tem 34 anos e nasceu em Seul, na Coreia do Sul, país que defendeu até 2011. Após desavenças com a federação de patinação do país, o atleta mudou de nacionalidade, passando a competir sob bandeira da Rússia.

O atleta russo disse que não acreditava que seu corpo pudesse resistir mais uma temporada, já que seguidas lesões, principalmente no joelho, estavam atrapalhando durante as competições.

"Além das lesões no joelho, passaram a surgir outras lesões. Estava cada vez mais difícil manter a forma e por isso decidi encerrar minha carreira", declarou Ahn.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, Ahn ganhou três ouros e um bronze, campanha que se repetiu após oito anos, nos Jogos de Sochi em 2014.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, Ahn ficou de fora, quando surgiram os primeiros problemas físicos.

Em 2018, Ahn ficou de fora da lista de atletas elegíveis para os Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coreia do Sul. Vale lembrar que o COI havia proibido a participação da Rússia nas Olimpíadas por doping sistemático, mas deixou a possibilidade para que atletas sem histórico de violação das regras pudessem competir sob bandeira olímpica.

Ahn, que nunca foi publicamente implicado em nenhum caso de doping, decretou a sua exclusão da lista de atletas elegíveis, mesmo afirmando ter sempre cumprido as regras antidopagem.

Anteriormente, Ahn havia anunciado sua retirada em setembro de 2018, mas regressou para disputar o Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade de 2019.

Foto: Maksim Bogodvid/Sputinik

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar