Últimas Notícias

Associação Chinesa de Natação revoga lista de convidados para treinamentos que incluía Sun Yang


A Associação Chinesa de Natação anulou uma lista de membros da equipe nacional que seriam convidados para um campo de treinamentos entre abril e junho, que incluía o campeão olímpico Sun Yang suspenso por oito anos pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em fevereiro deste ano. 

Horas após a publicação da lista, a associação divulgou um comunicado esclarecendo que tal listagem era inválida e lembrou que a suspensão de Sun não o permite participar desse tipo de evento, de acordo com a Agência Mundial Antidoping (WADA). 

Entretanto a nota não indicava se o convite ao nadador Sun Yang era um descuido administrativo, uma má interpretação da punição recebida pelo atleta, ou até mesmo um desrespeito a ela.

De acordo com o código 10.12.1 do regimento da WADA, é proibido que um atleta ou equipe participe de atividades das federações nacionais membros da FINA (Federação Internacional de Natação) quando cumprem um período de suspensão.

"Nenhum atleta ou equipe (incluindo pessoal de apoio ao atleta) que tenha sido declarada inelegível pode, durante o período de inelegibilidade, participar de qualquer competição ou atividade (exceto programas de educação ou reabilitação antidopagem autorizados) organizados ou autorizados pela FINA , qualquer federação membro da FINA ou um clube ou outra organização membro de uma Federação membro da FINA, ou em competições autorizadas ou organizadas por qualquer liga profissional ou organização de competição internacional ou nacional ou qualquer atividade esportiva de nível nacional ou elite financiada por uma agência governamental" diz o código da WADA.

Segundo a regra da WADA, um atleta ou outra pessoa sujeita a um período de inelegibilidade por mais de quatro anos pode participar de competições esportivas locais não sancionadas ou de eventos sob a jurisdição de um código signatário, desde que tal evento não ofereça a possibilidade de qualificação deste atleta para uma competição internacional. Além disso, um atleta ou outra pessoa sujeita a um período de inelegibilidade permanecerá no radar dos testes antidoping. 

Sun Yang foi punido pela WADA após um incidente noturno em que ele teria destruído o frasco de amostra de sangue recolhido para teste, com um martelo. A corte considerou Sun culpado por não querer cooperar com os coletores de amostras durante uma visita em setembro de 2018.

Sun foi campeão olímpico dos 400m e 1.500m, ambos em nado livre, nas Olimpíadas de Londres em 2012. Na Rio 2016 o chinês ganhou o ouro nos 200m nado livre. O nadador tem atualmente 28 anos.

Foto: Lee Jun-Man/AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar