O tênis de mesa de Tóquio-2020 ganhou sete novos países após as disputas dos pré-olímpicos da África e da Ásia Ocidental na última semana. Ao todo, 11 vagas foram ofertadas nos dois torneios.
No torneio africano, a Nigéria conquistou três vagas e a Tunísia, duas, enquanto Senegal, Argélia e Camarões ficaram com uma vaga cada. Na Ásia, Síria e Arábia Saudita ficaram com as únicas vagas das competições individuais.
O Egito, que já havia garantido suas equipes masculina e feminina em Tóquio, conquistou a vaga nas duplas mistas com Omar Assar e Dina Meshref com extrema facilidade. A parceria venceu seus três jogos sem perder um único set no torneio africano.
Grande favorito a uma das quatro vagas individuais africanas no masculino, o nigeriano Quadri Aruna não conseguiu sua classificação olímpica. Ele é o atual 18º do ranking mundial e chegou nas quartas da Rio-2016.
Ibrahima Diaw, de Senegal, foi o responsável pela eliminação do nigeriano. Ele venceu Aruna na segunda fase por 4 a 2 (11-7, 11-8, 11-8, 6-11, 11-13 e 11-7) e, de quebra, conquistou a primeira vaga olímpica de seu país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O tunisiano Adam Hmam, o nigeriano Olajide Omotayo e o argelino Larbi Bouriah ficaram com as outras três vagas no individual masculino. No torneio feminino, as vagas foram para Eddem Offiong, da Nigéria; Fadwa Garci, da Tunísia; Olutunke Oshonaike, da Nigéria; e Sarah Hanffou, de Camarões.
CONTEMPORÂNEA DA GUERRA É A SURPRESA
A síria Hend Zaza roubou os holofotes do mundo e foi a grande protagonista do torneio asiático. Com apenas 11 anos de idade, ela conseguiu a única cota disponível no feminino e tornou-se a atleta mais jovem garantida em Tóquio até aqui.
A jovem atleta precisou vencer a experiente libanesa Mariana Sahakian, de 42 anos, na final da competição para ficar com a vaga olímpica. Antes, a síria perdeu um jogo na fase de grupos, mas conseguiu se recuperar e conquistou a vaga.
No torneio masculino, o saudita Ali Alkhadrawi carimbou seu passaporte a Tóquio. Ele teve que vencer cinco duelos bem disputados.
Vale lembrar que o Brasil já tem suas duas equipes qualificadas para os Jogos. O único torneio que ainda é incerto é o de duplas mistas, o qual os brasileiros ainda lutam pela vaga.
Foto: Reprodução/Olympic Channel
0 Comentários