Últimas Notícias

De olho nas competições de 2020, Ginástica Artística realiza estágio masculino e feminino no Rio


Começou na última quinta-feira (27) um dos maiores estágios de treinamento de Ginástica Artística já realizados pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). Até o próximo dia 14 de março, um total de 29 atletas, sendo 14 do feminino e 15 do masculino, tanto da base quanto da categoria adulto, estarão reunidos no CT do Time Brasil. O objetivo é aprimorar a preparação dos ginastas para as competições que estão programadas ao longo da temporada de 2020, tendo como ponto alto a Olimpíada de Tóquio-2020.

O estágio será aberto com a Ginástica Artística feminina. As 14 atletas convocadas, representando sete clubes do Brasil, além dos seis treinadores convidados para integrar esta fase de treinos, estarão reunidos até o dia 7 de março. “Esta é uma oportunidade de estarmos em contato direto com treinadores e ginastas, trocando informações e discutindo as metas para o ano”, afirmou Francisco Porath Neto, um dos treinadores responsáveis pelo estágio feminino.

Segundo ele, o principal foco desta fase de treinamento será avaliar a composição das séries das ginastas. “Estamos entrando na fase competitiva para as atletas do adulto e também para as juvenis, daí a importância de termos estes cuidados agora. Porém, sempre existem orientações com relação à parte física e ajustes que precisam ser feitos”, explicou. Ele também comemorou o número de ginastas participantes do estágio.

“Temos aqui um número maior de atletas, pois existem competições juvenis e adultas nas próximas semanas e poderemos avaliar o grupo que estiver em melhores condições para representar o Brasil”, disse Porath Neto.

Calendário cheio
No masculino, o estágio começará nesta segunda-feira (2) e contará com a presença de 15 ginastas representando nove clubes. Além dos atletas, que participarão de forma escalonada, estarão presentes nove treinadores. Segundo Marcos Goto, um dos coordenadores do estágio masculino, esta etapa de treinamentos será importante para mapear o estágio dos ginastas visando o calendário de competições nos próximos meses.

“Fazendo esses estágios de treinamento periodicamente, conseguimos monitorar a evolução técnica de todos os participantes. Também temos um monitoramento por vídeos para aqueles grupos que estão se preparando para as competições previstas a partir de março”, disse Goto.

Neste calendário, estão previstas as participações na American Cup All Around, em Milwaukee (EUA), com Diogo Soares, entre 6 e 8/3; as Copas do Mundo de Baku (AZE), de 12 a 15/3, e Doha (QAT), de 18 a 21/3, com as presenças de Arthur Zanetti e Francisco Barreto Junior; e a DTB Pokal Team Challenge e a Copa do Mundo All Around, em Stuttgart, entre 21 e 22/3, com Tomás Florêncio, Luís Guilherme Porto, Bernardo Miranda, Diogo Soares e Caio Souza. Há ainda no planejamento da equipe masculina a participação na Copa do Mundo All Around em Birmingham (ING), com Diogo Soares, no dia 28/3.

“Teremos este grupo participando da DTB na Alemanha tanto por equipe quanto individual geral, pois ela pontua para obter uma vaga para os Jogos Olímpicos”, disse Goto, que também destacou a preocupação com o treinamento para os atletas da base.

“Vamos aproveitar o estágio para dar continuidade na preparação dos nossos juvenis que vão participar para a Berlim Cup, entre 3 e 5 de abril. Esta é uma competição muito conceituada. Importante lembrar que estamos fazendo todas essas competições e estágios graças à parceria entre a CBG e COB”, disse Marcos Goto.

"Estamos iniciando mais um estágio de treinamento da Ginástica Artística neste ano olímpico. Esses períodos são primordiais para preparação dos nossos atletas e para troca de experiências entre os treinadores e a equipe multidisciplinar. Aproveito para agradecer mais uma vez o importante apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da CAIXA, nosso patrocinador máster, na realização desta e de outras ações previstas”, disse Luciene Resende, Presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Abaixo seguem a lista de atletas convocados:
Feminino
Andreza Heloisa Lima (GNU / RS) 
Camila Siqueira Almeida (MTC/ MG) 
Carolyne Mercer Pedro (CEGIN / PR) 
Flávia Lopes Saraiva (CRF / RJ) 
Gabriela Rodrigues Barbosa (COTP / SP) 
Gabriela Mota Reis (ADC S BERNARDO/ SP) 
Isabel de Almeida Barbosa (ECP / SP) 
Josiany Calixto da Silva (CEGIN / PR) 
Júlia das Neves B. Soares (CEGIN / PR) 
Julia Morais Godoy (ADC S BERNARDO / SP) 
Júlia A. Bastidas da Silva (ECP / SP) 
Lorrane dos Santos Oliveira (CRF / RJ) 
Luísa Gomes Maia (ADC S BERNARDO / SP) 
Rebeca Rodrigues Andrade (CRF / RJ)

Masculino
Arthur Nabarrete Zanetti (SERC / SP) 
Francisco Barretto Junior (ECP / SP)
Arthur Nory O. Mariano (ECP / SP)
Diogo Rodrigues (APAM SETOR LESTE/ DF) 
Diogo Speranza Paes (ECP / SP) 
João Victor da Silva Perdigão (ECP / SP) 
Yuri Monteverde Guimarães (SERC / SP) 
Mateus Camilo Neves da Silva (MTC / MG) 
Patrick Sampaio Correia (COTP / SP)
Bernardo Actos Miranda (MTC/ MG) 
Caio Campos Souza (ADC S BERNARDO / SP) 
Lucas de Souza Bitencourt (MTC / MG) 
Luís Guilherme C. Porto (GNU / RS) 
Tomás Rodrigues Florêncio (SOGIPA / RS)
Diogo Brajão Soares (PIRA OLÍMPICA / SP)

Foto: CBG/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar