Últimas Notícias

Pesquisa revela que maioria dos atletas olímpicos ainda luta por condições financeiras dignas


Uma pesquisa feita pelo grupo Global Athlete descobriu que a maior parte dos atletas olímpicos de elite não se sente financeiramente estável, não recebendo fundos de treinamento, bolsas para competir ou auxílios no dia a dia. 491 atletas de 48 países diferentes, dos cinco continentes, foram entrevistados.

58% deles responderam que não consegue ter uma vida financeiramente tranquila. A grande maioria disse que não recebe a compensação financeira apropriada do COI ou das federações nacionais. 57% responderam que "sim" quando perguntados se o COI deveria pagar os atletas para participar dos eventos.

A entidade máxima do esporte, após muita pressão, tem cedido alguns benefícios aos atletas olímpicos para exploração de seu rendimento financeiro. No ano passado, por exemplo, o COI permitiu que os comitês olímpicos nacionais relaxassem as diretrizes da Regra 40, que restringe os atletas de aproveitarem seu potencial de marketing, fazendo propagandas e divulgando marcas durante os Jogos Olímpicos. 

Na pesquisa, quando perguntados, 80% dos atletas concordou com a alteração da entidade e das entidades nacionais. As razões da instabilidade financeira dos atletas, entretanto, são muito maiores do que apenas as questões ditas na Regra 40. Afirmaram tratar-se de bolsas para treinamentos, despesas cotidianas, seguros e oportunidades pós-carreira.

Os atletas também foram perguntados sobre sua representatividade nos conselhos nacionais e dos comitês olímpicos. 87% responderam que não se sentem confortáveis e que deveriam ter pelo menos metade dos votos nas organizações esportivas quando o assunto for algo que os afeta.

Outro ponto da pesquisa foi o tratamento recebido pelos atletas. A maioria disse que seus direitos são respeitados pelas organizações e pelo COI, mas, quando se trata de detalhes, como cuidados em áreas de saúde mental, responderam que ainda sofrem muito.

Foto: Charlie Riedel/Associated Press

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar