Últimas Notícias

Federação Russa de Atletismo sofre suspensão e é desfiliada provisoriamente do governo russo


O governo russo suspendeu, pelo período de um mês, o reconhecimento da RusAF como entidade máxima do atletismo russo. A punição vai até 1º de março, dois dias após a nova eleição presidencial da federação.

A medida foi tomada pelo Ministério do Esporte após os altos envolvimentos da RusAF com escândalos de doping, incluindo o caso do atual campeão indoor do salto em altura, Danil Lysenko, que levou à deposição do presidente Dmitry Shlyakhtin e de outros seis membros do conselho.

Oleg Matytsin, o ministro do Esporte russo, disse que a federação fracassou em suas atitudes e deixou que as relações com a World Athletics - a Federação Internacional de Atletismo - voltassem a ficar abaladas. Segundo ele, a escolha de suspender a entidade ajudará a tirá-la dessa crise.

Os atletas russos competiam sob bandeira neutra desde 2015, quando os primeiros casos de doping surgiram na federação russa. Em novembro, porém, a World Athletics cancelou esse processo.

Recentemente, foi vazada uma informação de que o treinador russo Viktor Chenin, banido do esporte por um esquema de doping, continua a treinar seus atletas de forma sigilosa, o que aumentou ainda mais o descontentamento da World Athletics.

É importante lembrar que a Rússia ainda tem uma batalha judicial com a Agência Mundial Antidoping (WADA) em paralelo a todos esses problemas. A Wada baniu nome, bandeira e hino russos das competições esportivas internacionais até 2022, devido à adulteração de provas. O país do leste europeu recorreu ao CAS e aguarda resultado.

Foto: Jim Young/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar