Últimas Notícias

Unidade de Inteligência e Investigações da WADA carece de recursos, diz auditoria



Uma auditoria independente, realizada pelo supervisor Jacques Antenen, relatou que a Unidade de Inteligência e Investigações da Wada sofre com a falta de recursos e necessita reabastecer o quadro de funcionários. As informações são do Insidethegames.

A argumentação principal contida no documento, segundo o portal, é de que para ter credibilidade nas atividades do mundo antidoping é essencial processar todas as informações. "No momento, isso é impossível. Portanto, é muito importante contratar um segundo administrador para trabalhar com informações confidenciais (CIM)", afirmou o relatório.

A auditoria foi realizada em abril e as conclusões são datadas de agosto de 2019, assim, algumas medidas já foram adotadas pela Wada. O Insidethegames observou que "a necessidade de separar fisicamente as instalações ocupadas pela CIM" foi uma das recomendações alteradas pela entidade.

Como o CIM é o membro que atua com as informações confidenciais de denunciantes, ele exige uma área apropriada para realização de seu trabalho. O relatório afirmou que o funcionário estava "pessoalmente pertubado pela falta de privacidade", já que o sua função é extremamente desgastante, tanto psicológica quanto fisicamente.

O órgão de inteligência da Wada, liderado por Gunter Younger, esteve em destaque no cenário mundial nos últimos meses em decorrência da crise de doping na Rússia.

A auditoria também elogiou o trabalho do departamento, dizendo que "a qualidade do seu trabalho permanece excepcional levando em conta os recursos disponíveis", com um impressionante espírito de equipe. "Atualmente, todos os membros da equipe mostram devoção desenfreada e são apaixonados pelo que fazem", acrescentou o documento.

Foto: Christinne Muschi/Reuters

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar