O prefeito de Calgary, Naheed Nenshi, revelou que um grupo de cidadãos está preparando uma oferta para a a cidade entrar na corrida para sediar os Jogos da Commonwealth em 2026. Segundo a Canadian Broadcasting Corporation, Nenshi se mostrou aberto a ideia, mas vê o financiamento como o principal problema no lançamento da candidatura.
"São pessoas que sabem o que estão fazendo e muito entusiasmadas com isso", disse Nenshi em sua entrevista."Como tal, a partir de hoje, nenhuma ordem do governo ofereceu apoio financeiro para essa oferta. E a única coisa na qual estou realmente interessado é o que a província e o governo federal têm a dizer, mas é um processo muito rápido".
A cidade canadense já tinha o planejamento de entrar na corrida para ser a anfitriã dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2026, que serão disputados em Milão-Cortina na Itália. Entretanto a oferta ficou apenas na votação de um plebiscito municipal. Apesar disso, Nenshi acredita que esse trabalho possa auxiliar nessa novo planejamento.
O anfitrião dos Jogos da Commonwealth de 2026 seria anunciado na mais recente Assembléia Geral da Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), em Ruanda, em setembro. Entretanto, o CGF adiou a decisão para este ano, buscando encontrar o "parceiro certo" para a realização do evento. A última vez que o Canadá recebeu os Jogos foi em Victoria 1994.
Foto: Jeff McIntosh/Canadian Press
0 Comentários