Os rankings finais da temporada histórica vivida pelo tiro com arco em 2019 foram divulgados na última semana de dezembro pela World Archery e mostraram o domínio de Estados Unidos e Coreia do Sul.
Brady Ellison (USA) e Kang Chae Young (KOR) fecham o ano na liderança do ranking masculino e feminino da classe olímpica (recurvo), respectivamente. Os dois tiveram um ano espetacular, batendo o recorde mundial de suas categorias e fazendo ótimas campanhas no Mundial (Ellison foi campeão, enquanto Kang foi vice).
O americano fez a íncrivel marca de 702 pontos (em 720 possíveis) nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, enquanto a coreana conseguiu 692 pontos no Campeonato Mundial de Tiro com Arco de 2019. Ambos estabeleceram as novas melhores marcas na atualidade do tiro com arco.
No ranking masculino, Ellison é seguido, de longe, pelos coreanos Lee Woo Seok e Kim Woojin. O italiano Mauro Nespoli e o turco Mete Gazoz fecham o top-5.
O melhor brasileiro é Marcus D'Almeida, que encerrou a temporada em 17º lugar, após cair nas oitavas de final do Mundial e ser prata no Pan de Lima. Bernardo Oliveira aparece na 79ª colocação, enquanto Marcelo Costa vislumbra um 108º lugar.
No ranking feminino, domínio asiático nas primeiras colocações. No top-10, apenas duas atletas não são da Ásia. Tan Ya-Ting, de Taipei, e Zheng Yichai, da China, são as líderes após a coreana Kang.
Ane Marcelle dos Santos é a brasileiro melhor colocada, encontrando-se no 64º lugar. Ana Luiza Caetano (115ª), Ana Machado (120ª) e Graziela Paulino (122ª) aparecem praticamente juntas na distribuição final.
Foto: Reprodução/World Archery
0 Comentários