Lebogang Shange, da marcha atlética sul-africana, testou positivo para o uso de trembolona, um esteroide proibido, comumente usado na medicina veterinária para crescimento muscular nos bovinos, e foi banido do esporte por quatro anos. O anúncio foi feito pela AIU no final do mês passado.
O atleta de 29 anos ganhou notoriedade após ser medalhista de ouro nos 20km da marcha nos Jogos Africanos de Brazzaville-2015. Ele é detentor do recorde nacional com 1h19m18s, marca que fez no Mundial de Atletismo de Londres-2017, quando chegou em 4º lugar e perdeu o bronze para o brasileiro Caio Bonfim.
Shange também esteve presente na Rio-2016, mas terminou apenas na 44ª colocação. Ele teria a chance de participar de sua segunda Olimpíada em Tóquio-2020, já que, recentemente, a federação sul-africana de atletismo o incluiu na lista de preparação para os Jogos, mas isto não ocorrerá.
O teste positivo de Shange vem à tona poucos meses depois de a, também sul-africana, velocista Carina Horn ter sido suspensa por doping antes do Mundial de Doha 2019.
Foto: Roger Sedres/ImageSA/Gallo Images
0 Comentários