Últimas Notícias

Africano de Handebol Masculino 2020 - Dia 3: Fim da primeira fase garante classificação histórica para Cabo Verde



A primeira fase do Campeonato Africano de Handebol terminou neste domingo, sem nenhuma grande surpresa. Cabeças-de-chave, Tunísia, Egito e Angola encerraram de forma invicta suas campanhas, enquanto o Marrocos perdeu para Argélia por 33 a 30, no jogo mais disputado até agora.

O torneio é fundamental para manter viva as esperanças olímpicas brasileiras. O Egito precisa levar a taça em Radès no domingo que vem e garantir a vaga direta para Tóquio; e o título do Campeonato Europeu, que também termina domingo que vem, precisa ir para Alemanha, Croácia, Espanha ou Noruega.

Enquanto a Tunísia marcou o maior número de gols na primeira fase (122), o Egito levou menos (60). República Democrática do Congo sofreu apenas 53 gols, mas disputou apenas dois jogos, já que Quênia não entrou em quadra. A maior surpresa da primeira fase foi o Cabo Verde que em sua primeira participação no Africano já se assegurou entre as 8 melhores equipes e pode levar uma classificação inesperada ao Mundial.

Os dois primeiros colocados de cada grupo passam de fase, levando para a próxima fase o resultado contra a outra equipe do grupo. O grupo I conta com Egito, República Democrática do Congo (vindos do grupo A), Angola e Gabão (do grupo B), sendo que Egito e Angola lideram com 2 pontos. Tunísia e Cabo Verde, do grupo C, encontram com Argélia e Marrocos (do grupo D) no grupo II que tem Tunísia e Argélia já com 2 pontos. 

Nesta segunda-feira a segunda-fase tem início e Tunísia, Argélia, Egito e Angola podem assegurar vaga nas semifinais (e classificação automática ao Mundial de 2021 no Egito) em caso de vitória. 

As equipes eliminadas ainda participam de um torneio de consolação para definição do 9º ao 16º lugar.


Classificação Final da 1ª Fase:

Grupo A
Guiné 26x17 Quênia
Egito 28x19 República Democrática do Congo

Classificação: 1) Egito 6pt 2) RDC 4pt 3) Guiné 2pt 4) Quênia 0pt

Grupo B
Angola 31x26 Gabão
Nigéria 31x24 Líbia

Classificação: 1) Angola 6pt 2) Gabão 3pt 3) Nigéria 2pt 4) Líbia 1pt

Grupo C
Cabo Verde 29x26 Costa do Marfim
Tunísia 41x21 Camarões

Classificação: 1) Tunísia 6pt 2) Cabo Verde 4pt 3) Camarões 2pt 4) Costa do Marfim 0pt

Grupo D
Congo 37x17 Zâmbia
Argélia 33x30 Marrocos

Classificação: 1) Argélia 6pt 2) Marrocos 4pt 3) Congo 2pt 4) Zâmbia 0pt


Jogos da 2ª fase (horário de Brasília):
8h: Egito x Gabão (grupo I)
10h: Angola x RD Congo (grupo I)
12h: Cabo Verde x Argélia (grupo II)
14h: Tunísia x Marrocos (grupo II)

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar