Depois da mudança das provas de maratona e marcha atlética de Tóquio para Sapporo, ao norte do Japão, os organizadores agora estão sendo pressionados para que os eventos de natação a longa distância, triatlo dentre outros também sejam realizados em outro local pelo mesmo motivo: as altas temperaturas registradas na capital nipônica no período dos Jogos.
Cerca de onze mil membros, incluindo alguns nadadores e treinadores, estão pedindo que as provas de longa distância sejam retiradas da Baía de Tóquio. Conhecida como Parque Marinho de Odaiba, a temperatura das águas nos eventos de teste estavam próximas aos níveis classificados como perigosa, além da quantidade Escherichia coli, bactéria responsável pelo mau odor e que impulsionou as reclamações dos atletas
A temperatura da água neste último verão chegou a 30,5ºC, muito próxima ao limite de 31º C estabelecido pela Federação Internacional de Natação (FINA). As temperaturas registradas variavam entre 29ºC e 30°C. Nessas condições de insegurança aos atletas, as regras da FINA indicam que a prova tenha seu percurso reduzido ou ainda que seja cancelada.
Treinadores entraram em contato com a agência de notícias Associated Press por e-mail justificando suas posições. Catherine Kase, treinadora da equipe olímpica estadunidense, comparou as modalidades e as consequências do calor na saúde dos esportistas. “Se um maratonista desmaia ou desmaia, ele pode sofrer alguns inchaços e contusões. Se o mesmo acontecer com um nadador em águas abertas, o resultado poderá ser letal”.
John Leonard, diretor-executivo da Associação Americana de Treinadores de Natação (ASCA), foi ainda mais enfático na necessidade da mudança."Apoiamos uma mudança de local. A posição da ASCA é sempre errar do lado da segurança para os atletas. A FINA fala sobre segurança e, em seguida, faz o oposto e coloca os atletas em perigo”.
Fernando Possenti, o treinador da equipe olímpica brasileira, afirma que os atletas precisam lidar e se preparar com as condições do ambiente e não estar se reclamando. "Programe-se, adapte seus atletas a esse tipo de condição. Esse esporte em particular contempla o contato direto com a natureza e suas variáveis. Calor e umidade são dois deles". Apesar das reclamações, nem os organizadores nem a Fina elaboraram um Plano B para essa situação.
Foto: Jae C. Hong/Associated Press
0 Comentários