Últimas Notícias

Chefe do comitê organizador afirma que não há obstáculos para o Taiti sediar o surfe em Paris 2024


O Taiti está cada vez mais próximo de fazer parte da Olimpíada. A escolha da ilha para ser sede das competições do surfe em Paris 2024 se mostra cada vez mais forte e não apresenta resistências dentro do COI. 

Tony Estanguet, presidente do comitê organizador dos Jogos, afirmou, nesta semana, que não há oposição para a escolha do Taiti como sede do surfe. "O COI está muito à vontade com nossa metodologia e com nossos critérios", disse ele em entrevista à agência de notícias AFP.

Um dos principais pontos de defesa do comitê é o fato de o Taiti já possuir uma cultura de surfe muito forte. Teahupoo, uma das etapas mais famosas do Circuito Mundial de Surfe (WSL), localiza-se em território taitiano e é conhecida por suas ondas gigantes.

Nem mesmo a distância atrapalha os planos da organização. Maior ilha da Polinésia Francesa, o Taiti localiza-se em meio ao oceano Pacífico, a cerca de 15.700 km de Paris, sendo necessário pegar um voo de 23 horas para transitar entre os dois pontos. 

Em junho, o presidente do COI, Thomaz Bach, declarou que preferiria uma opção mais próxima da sede dos Jogos, mas garantiu que a escolha estaria nas mãos do comitê organizador e que qualquer decisão deveria ser respeitada.

A ilha no Pacífico Sul concorre com outros quatro locais: Hossegor, Biarritz, Lacanau e La Torche, todas localizadas na França. Um encontro do Conselho Executivo dos Jogos acontecerá na próxima semana, no dia 12 de dezembro, e possivelmente baterá o martelo sobre a decisão do comitê organizador.

Foto: Damien Poullenot/WSL

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar