Últimas Notícias

WADA investiga atletas que trabalharam com Alberto Salazar, suspenso por doping


A Agência Mundial Anti-Doping (WADA) afirmou que vai investigar os atletas que trabalham com o treinador Alberto Salazar, excluído do Mundial de Atletismo e suspenso por quatro anos graças a seu envolvimento com doping pela Agência Anti-doping dos Estados Unidos (USADA). A investigação inclui os esportistas que participaram do Projeto Nike Oregon (NOP), dirigido por Salazar.

O presidente da WADA, Sir Craig Reedie, comentou sobre o objetivo da decisão em entrevista a BBC Sport. "A pergunta clara é se alguma das alegações sobre Salazar e suas operações resultou em atletas se enganando, o que pode ter influenciado seu desempenho e envolvido na vitória de competições. Precisamos olhar para isso e o faremos".

Criado em 2001 e sediado em Beaverton, Oregon (Estados Unidos), o NOP foi a casa do bicampeçao olímpico dos 5 000 e 10 000 metros (Londres 2012 e Rio 2016), o britânico Mo Farah, entre 2011 e 2017. Com o escândalo envolvendo Salazar, a Nike decidiu encerrar o projeto por prejudicar atletas inseridos dentro do programa de treinamento de elite.

Destaque do MOP, Farah nunca foi reprovado em um teste Anti-doping e negou veemente violar qualquer regra. A Nike enfatizou que o relatório da USADA não encontrou evidências que provassem o uso de substâncias ilícitas que aumentariam o desempenho dos atletas participantes do programa.

Foto: PA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar