Últimas Notícias

Rússia é suspeita de invadir computadores de Agências Internacionais Anti-doping


Relatórios divulgados pela Microsoft mostram que grupos relacionados ao governo russo tentaram invadir computadores da Agência Internacional Anti-doping (WADA em inglês). A denúncia vem após uma série de acusações e penalizações pelas quais o país europeu passou sendo condenado pela WADA.

Tom Burt, vice-presidente corporativo de segurança e confiança do cliente na Microsoft, afirma que os hackers começaram seus ataques em 16 de setembro. Fancy Bear, também conhecido como APT28 ou Strontium foi identificado como culpado. "Alguns desses ataques foram bem-sucedidos, mas a maioria não", escreveu Burt.

"A Microsoft notificou todos os clientes visados ​​nesses ataques e trabalhou com aqueles que buscaram nossa ajuda para proteger contas ou sistemas comprometidos" ressaltou o vice-presidente. O APT28 foi relacionado ao governo Vladimir Putin pelas pelas companhias de tecnologia de segurança cibernética CrowdStrike e FireEye.

"Os métodos usados ​​nos ataques mais recentes são semelhantes aos usados ​​rotineiramente pelo Strontium para atingir governos, militares, grupos de reflexão, escritórios de advocacia, organizações de direitos humanos, empresas financeiras e universidades de todo o mundo", escreveu Burt. "Os métodos do Strontium incluem spear-phishing, spray de senha, exploração de dispositivos conectados à Internet e uso de malware de código aberto e personalizado".

Os hackers russos realizaram seu primeiro ataque contra a WADA em agosto de 2016, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 após a proibição da participação do país em parte do evento. O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Associação Internacional de Atletismo (WADA) também tiverem seus registros hackeados, com a divulgação de prontuários médicos de vários atletas do mundo


Foto: Lucy Nicholson/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar