Últimas Notícias

Quenianos tomam as ruas para assistir e comemorar feito de Eliud Kipchoge


A façanha de correr uma maratona em menos de duas horas, obtida no sábado(12) pelo queniano Eliud Kipchoge, que correu um evento organizado por um patrocinador, em Viena, na Áustria fez Quênia parar para acompanhar e torcer por ele. O feito foi acompanhado por milhares de pessoas nas ruas das principais cidades do Quênia. Com telões espalhados por vários pontos, os torcedores puderam assistir à prova e vibrar com o feito num verdadeiro clima de Copa do Mundo.

"Estou muito feliz, não só por mim, mas pelo Quênia, pois pude colocar o meu país no topo do mundo. Sei que muitas pessoas pararam para me acompanhar, seja pela TV ou internet e isso me deixa ainda mais contente. Hoje sou um homem realizado, porque pude comprovar que não há limites para o corpo humano" afirmou Eliud Kipchoge na coletiva de imprensa em Viena.

Tão logo terminou a prova, o Quênia entrou em festa. Nas ruas de Nairóbi, a capital do país, pessoas chegaram a se pintar com o nome do atleta e com a histórica marca de 1h59min40s2. Durante o percurso, vários quenianos foram vistos rezando para que Kipchoge alcançasse o feito. O Quênia tem uma população de aproximadamente 50 milhões de habitantes e está em 142º no ranking de índice de desenvolvimento humano.

"Corri com uma pressão muito grande porque o evento foi organizado com o objetivo da quebra da marca. Antes da prova, recebi telefonemas do presidente do Quênia e de deputados, todos me encorajando a buscar a marca"  revelou o maratonista de 34 anos, que tinha tentado em 2017 quebrar a marca, sem conseguir.

Percorrer 42,195 km em menos de 120 minutos sempre foi visto como um grande desafio para o corpo humano e para a história, pois seria preciso uma velocidade média de pelo menos 21,27 km/h, o que Kipchoge conseguiu. Pelo fato de não ser uma prova aberta a qualquer atleta e ter tido várias ajudas ao queniano, a IAAF não homologou o 1h59min40s2 de Kipchoge como novo recorde mundial. Mesmo assim, ele segue como recordista oficial da prova com os 2h01m39s obtidos em 2018 na maratona de Berlim.

Com informações de globoesporte.com
foto: Yasuoshi Chiba/AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar