Últimas Notícias

Kirsty Coventry admite que teve que resistir à pressão para fazer protestos públicos durante a carreira


A presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) Kirsty Coventry admitiu que ficou sob pressão para participar dos protestos em campo feitos por seus colegas zimbabuanos Henry Olonga e Andrew Flower.

Ambos usavam braçadeiras pretas em uma partida da Copa do Mundo de Críquete de 2003 contra a Namíbia em Harare para "lamentar a morte da democracia no Zimbábue", sob o comando do presidente Robert Mugabe.
"Eles decidiram em equipe fazer isso", disse o medalhista de ouro olímpico de natação Coventry, no meio dos jogos.

"Não quero falar em nome deles, mas obviamente o que aconteceu depois deles, não necessariamente jogando pelo Zimbábue, acho que se eles olhassem para trás agora, diriam que talvez tivessem feito as coisas de maneira um pouco diferente".

Olonga e Flower fugiram do país após o gesto.

"Recebi críticas em minha carreira para protestar e minha resposta sempre foi dizer que, se tivesse feito, não seria capaz de continuar potencialmente fazendo o que amava", disse Coventry, agora ministra dos esportes no Zimbabué.

"O que eu estava fazendo durante a natação era levar uma consciência para uma situação em um país que não tinha nenhuma luz brilhando nele".
Coventry acrescentou: "Eu, Henry e a Flower, todos nós tivemos essa conversa."

"Todos concordamos que a maneira como decidimos fazer as coisas alcançou o mesmo objetivo no final do dia".

A Comissão de Atletas do COI está elaborando diretrizes para Tóquio 2020 após os recentes protestos em eventos esportivos.

Coventry, falando na Assembléia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) em Doha, revelou que a Comissão de Atletas do COI havia conversado com atletas através de uma variedade de canais diferentes.

Ela afirmou que uma recente teleconferência mostrou que havia um forte sentimento entre os atletas de que os protestos deveriam ocorrer longe das cerimônias de medalhas e também das disputas competitivas.

"Vimos isso acontecer no Campeonato Mundial de natação e em Lima nos Jogos Pan-Americanos e os atletas estão falando sobre isso", disse Coventry.

"Para protestar no pódio com pessoas próximas a você que talvez não acreditem no que está dizendo, não acreditamos nisso."

"Como estamos abordando a situação é fazer com que os atletas entendam que, se eles têm algo que desejam destacar, eles podem fazer isso usando suas mídias sociais e conversando com a imprensa".

Foto: AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar