Últimas Notícias

Seleções feminina e masculina do Brasil são anunciadas para o Mundial de Ginástica Artística


Foram anunciadas oficialmente na sexta-feira (20) as convocações das Seleções feminina e masculina do Brasil que irão disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Stuttgart (GER), entre os dias 4 e 13 de outubro. Será a competição mais importante deste ano para a modalidade, pois definirá a classificação por equipes para a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem.

A lista final saiu após um camping de treinamento das duas equipes realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Para o coordenador geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Henrique Motta, esta fase de preparação foi extremamente produtiva.

“Este último camping de treinamento antes do Mundial serviu como a fase final de preparação para os atletas, tanto do masculino quanto do feminino, para que eles pudessem fazer os ajustes necessários e para que as provas estejam cada vez mais consistentes. Além disso, para que as comissões técnicas pudessem analisar e definir o melhor time para representar o Brasil”, afirmou. Ele também destacou que o foco na Alemanha será a busca da vaga olímpica pelas equipes.

“Os ginastas brasileiros chegarão preparados para este campeonato. Nosso grande foco aqui é a classificação das equipes e a preparação foi toda voltada para alcançarmos este objetivo da classificação às Olimpíadas. Foi uma ótima preparação e eles estão prontos para buscar estas vagas”, afirmou Henrique Motta.

No Mundial de Stuttgart, estarão em jogo nove vagas por equipe para Tóquio (feminino e masculino), além de 12 vagas no masculino e 20 no feminino no Individual Geral, e um máximo de 18 vagas no masculino e 12 no feminino para as finais por aparelho.

Para o treinador principal da equipe masculina, Marcos Goto, o grupo que foi convocado está empenhando na busca do objetivo de voltar para o Brasil com a vaga olímpica assegurada. “Sabemos que este Mundial não será fácil, porém os atletas estão preparados para desempenhar com qualidade suas séries e rotinas. Este time foi montando visando a melhor formação possível”, disse Goto, lembrando que a ótima campanha no Pan-Americano de Lima, quando a equipe masculina obteve oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata).

“A boa campanha no Pan fortalece o trabalho que está sendo feito com a Ginastica Artística masculina e mostra que estamos caminhando para atingir o grande objetivo do ano. Porém, cada competição é diferente e esperamos que o time tenha o seu melhor desempenho na Alemanha neste momento tão importante”, concluiu Marcos Goto.
Liukin confia na classificação

O treinador principal do time feminino Valeri Liukin, acredita nas chances reais de classificação olímpica da Seleção Brasileira, mesmo com a ausência de sua principal ginasta, Rebeca Andrade, que se recupera de uma cirurgia no joelho. “Temos possibilidades reais de nos classificar para os Jogos Olímpicos, porém neste momento estamos sem nossa melhor atleta, que é a Rebeca Andrade, e com a Lorrane Oliveira fazendo apenas um aparelho. Isso será um desafio a mais, porém vamos trabalhar para que tudo dê certo e possamos conquistar a vaga”, disse Liukin.

Ele confirmou que Rebeca irá viajar com o grupo para a Alemanha, mesmo sem condições de competir. “Não poder contar com ela é não ter a nota mais forte da equipe. Porém, é muito importante que ela esteja junto com o grupo nesta preparação final, ao lado do treinador e podendo contar com o auxílio da equipe médica. Ela tem que seguir treinando junto das outras atletas para não perder este ambiente competitivo”, afirmou o treinador americano.

As comissões técnicas levarão seis atletas no feminino e no masculino para Stuttgart, deixando ainda um atleta por equipe como reserva no Brasil. Confira abaixo os convocados para o Mundial de Ginástica Artística.

Equipe feminina:
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Carolyne Pedro (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ) – reserva 1
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva 2

Equipe masculina:
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2

foto: CBG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar