Últimas Notícias

110 anos de Carmen Miranda: História de amor com atleta olímpico e homenagem na Rio/2016


Carmen Miranda dispensa apresentações. A cantora brasileira, nascida em Portugal, teve uma carreira arrebatadora e levou o nome do país mundo afora, principalmente nos Estados Unidos, em que brilhou nos palcos e telas de cinema, tornando-se uma grande estrela, sempre exaltando as belezas tupiniquins. No dia 09 desse mês completaram 110 anos de seu nascimento.

Um dos expoentes da música brasileira, Carmen Miranda não poderia ser esquecida no evento esportivo mais importante do esporte mundial sediado no país. Ficou a cargo de Roberta Sá interpretá-la na cerimônia de encerramento dos jogos (vide vídeo ao final). 


Auxiliada por diversos efeitos visuais, Roberta Sá, a caráter, entrou no Maracanã e passou a cantar "tico tico no fubá", grande sucesso na voz de Carmen, para receber as bandeiras dos países participantes dos jogos. Merecida e contagiante homenagem.

Mas a história de Carmen Miranda com o esporte olímpico não para por aí. A biografia de Carmen Miranda, escrita por Ruy Castro e publicada em 2005, traz a informação de que o primeiro amor da cantora foi Mário Augusto Pereira da Cunha, campeão de remo pelo Clube de Regatas do Flamengo e que chegou a representar Brasil nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932. Inclusive, a ida para os jogos, afirma o autor, foi o estopim para o fim do relacionamento dos dois, que durou 3 anos.

A história de amor rompida acabou deixando cicatrizes no esportista, que nunca se casou. Carmen, embora tenha engatado diversos romances, igualmente não encontrou felicidade na paixão. Segundo a biografia, a cantora afirmava que o seu grande amor foi mesmo o remador Mário e mostrava arrependimento por não ter esperado o regresso do atleta da Olimpíada de Los Angeles.

Em várias cartas Carmen Miranda se declarava para o amado. Em uma delas, em especial, falou: “tu despertaste em meu coração um amor tão puro e sincero e por isso eu me julgo a mais feliz das mulheres”. É de partir qualquer coração apaixonado.


Abaixo o vídeo de Roberta Sá interpretando "tico tico no fubá" na cerimônia de encerramento da Rio/2016:



Fotos: Divulgação
Vídeo: Olympic.org

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar