Qualquer discussão para incluir o e-sports como evento de medalhas nos Jogos Olímpicos é prematura devido à maneira como a indústria de jogos é estruturada, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) neste sábado.
Os E-sports, o lado competitivo dos jogos eletrônicos, possui cerca de 250 milhões de jogadores em todo o mundo em um mercado crescente no valor de cerca de um bilhão de dólares por ano.
O COI no ano passado reconheceu o e-sports como uma atividade esportiva e será um evento de medalhas nos Jogos Asiáticos de 2022.
Ele fez sua estréia no evento multi-esportivo como um esporte de demonstração nos Jogos Asiáticos deste ano em Jacarta.
Mas o organismo olímpico disse que as incertezas na indústria permaneceram no que diz respeito a qualquer potencial inclusão olímpica.
"Alguns nomes não são compatíveis com os valores olímpicos e, portanto, a cooperação com eles é excluída", disse o COI após uma reunião das partes interessadas em Lausanne.
Também observou que a indústria estava mudando rapidamente, ao mesmo tempo em que estava fragmentada com a concorrência entre os principais operadores comerciais.
"A indústria é impulsionada comercialmente, enquanto, por outro lado, o movimento esportivo é baseado em valores", disse o COI.
"Por todas estas razões, uma discussão sobre a inclusão de esports / egames como um evento de medalha no programa olímpico é prematura."
Ele disse, no entanto, que os jogos de simulação do e-sports não tinham muitas dessas incertezas.
Foto: Reuters
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