Últimas Notícias

ITF planeja Copa Davis com sede única e duração de uma semana a partir de 2019


A ITF anunciou nesta segunda-feira (26) um plano de negócio de 25 anos no valor de US$ 3 bilhões com o fundo de investimentos Kosmos, que pretende modificar o formato de disputa da Copa Davis visando maior retorno financeiro do torneio.

O quadro de diretores da ITF aprovou por unanidade a proposta de transformar o Grupo Mundial da Davis em um torneio com apenas uma semana de duração e jogos em melhor de três sets. Dezoito países participariam da elite, que teria sede única com fase de grupos e playoffs a partir das quartas de final até a definição do campeão.

Os jogos aconteceriam no mês de novembro, durante a semana que tradicionalmente recebe as finais da Copa Davis. Os dezesseis países do atual Grupo Mundial estariam automaticamente classificados e outras duas vagas ficariam em aberto. Na mesma semana, também seriam disputados playoffs com oito países vindos dos zonais para a definição de participantes do ano seguinte.

A proposta ainda precisa da aprovação na Reunião Geral Anual da ITF, que acontece no mês de agosto em Orlando (USA). São necessários dois terços de votos a favor para que o projeto seja aprovado e colocado em prática já a partir de 2019.

A ideia da ITF é que o investimento da Kosmos, que tem como seu presidente e fundador o jogador de futebol do Barcelona Gerard Piqué, aumente a premiação em dinheiro das federações e possa fomentar projetos de desenvolvimento do tênis.

O presidente da ITF, David Haggerty, disse: "Este é um completo divisor de águas para a ITF e para o tênis. Nosso conselho de administração apoiou um plano arrojado e ambicioso para o futuro da Copa Davis, um dos eventos mais apreciados e importantes do esporte e uma pedra angular fundamental em nossa estratégia ITF2024".

"Nossa visão é criar um grande evento para o final da temporada, com os maiores jogadores do mundo representando seus países para decidir o campeã da Copa Davis", acrescenta o presidente. "Esta nova parceria não apenas criará uma verdadeira Copa do Mundo de Tênis, mas também trará níveis recorde de novos investimentos".

Gerard Piqué disse: "A Kosmos está entusiasmada por participar desta parceria com a ITF. Juntos, podemos levar a Copa Davis a um novo patamar, criando uma Copa do Mundo com as melhores nações e melhores jogadores. A Kosmos também investirá US$ 3 bilhões ao longo de 25 anos no tênis, que ajudará a desenvolver o esporte em todo o mundo".

Já a recente mudança adotada nos zonais, com jogos em melhor de três sets e confrontos disputados em dois dias, será mantida. As eliminatórias continentais dos Grupos I e II continuariam com sistema de jogos dentro e fora de casa espaçados em três semanas no calendário. Já os Grupos III e IV seguem com eventos de uma semana e fases de grupos.

Foto: ITF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar