Tochas Olímpicas de inverno - Lake Placid 1980

Feita de couro e metal, a tocha olímpica dos Jogos de Lake Placid e foi feita por McFarland Design em conjunto com a Cleanweld Turner. A chama foi acesa em Olimpia no dia 30 de janeiro de 1980. Após a cerimônia da chama em Olympia, um revezamento leva a tocha até Platanos a pé e depois viaja de ônibus para o aeroporto de Andravida e, finalmente, de avião para Atenas. À meia-noite, o
A chama deixa Atenas e é levada para Langley (Virgínia, Estados Unidos), com uma escala em
Shannon, Irlanda.

Nos Estados Unidos, a rota do revezamento foi projetada para refazer a trihla da Revolução Americana que teve o seu bicentenário  em 1976. Começou não muito longe de onde os primeiros colonizadores ingleses haviam pousado no Novo Mundo, depois passou por vários locais de importância histórica e grandes cidades, como a capital, Washington D.C., Nova York e Filadélfia.

Em 31 de janeiro de 1980, apesar de uma forte tempestade de neve, a chama chegou ao solo americano cronograma na base militar de Langley na Virgínia, em frente a milhares de pessoas. Em 6 de fevereiro, a chama chegou a Albany. Aqui, o revezamento se dividiu em duas: uma rota foi para o oeste Através das Montanhas Adirondack, o outro a leste até o vale Champlain.

Em 8 de fevereiro, as duas chamas se reuniram em Lake Placid. Uma cerimônia de boas-vindas foi realizada no estádio de patinação em velocidade. O caldeirão principal era móvel e foi colocado no topo de uma torre de 16 metros, de modo que pudess ser visto nos vários locais de competição.
E em Uma votação secreta entre os 52 carregadores de tochas  resultou na escolha do Doutor Charles M. Kerr psiquiatra da cidade do Arizona, fosse escolhido para acenda a pira olímpica na cerimônia de abertura em 13 de fevereiro de 1980

Durante os Jogos, algumas das cerimônias da medalha foram realizadas no Lago Mirror. A chama estava presente sob a forma de tochas mantidas pelos portadores que alinhavam o caminho que conduzia ao Pavilhão construído sobre a superfície congelada do lago.

 A cerimônia de encerramento foi realizada em um estádio diferente do usado para a abertura. Para
Nesta ocasião, a chama olímpica estava queimando em uma pira suspensa pelo teto de Pista de gelo internacional do Centro Olímpico. No final da Cerimônia, essa chama foi extinto no mesmo momento que no caldeirão principal a três quilômetros de distância.


foto: COI

Postar um comentário

To Top