Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - Psy

Por Juliana Trombini

Em 2012, uma música sul coreana bombou em todas as rádios do planeta. Independente de gostar ou não, todo mundo já ouviu Gangnam Style. Para quem não lembra, é uma música animada com um clipe totalmente diferente e possui o famoso trecho "heeeey sexy lady". A dança exótica e divertida conquistou muitas pessoas não apenas no Brasil, mas do ocidente todo. Foi a porta de abertura para o conhecimento geral do universo K-Pop (pop coreano). 

É claro que alguns já conheciam e muito bem esse estilo musical por afinidade às culturas orientas, porém PSY foi o primeiro a fazer tanto sucesso com apenas uma música e em tão pouco tempo.
Mas sobre o que a música fala? Para quem acompanhou outros textos sobre a Coreia, já falei por aqui sobre o bairro de Gangnam, que é conhecido como a área mais nobre e rica de Seul. O clipe foi gravado majoritariamente em locais dessa região. Além disso, a música fala sobre a mulher perfeita e sensual pela qual o artista se apaixonou, que possui o "estilo de Gangnam".

Com muitos recordes, Gangnam Style foi o primeiro vídeo no YouTube a bater 1 bilhão de visualizações e, posteriormente, 2 bilhões. Para conseguir essas marcas, passou números de artistas famosos como Justin Bieber. Atualmente são 2.975 bilhões de visualizações, 4.818 milhões de comentários e 13 milhões de curtidas. 


É inegável que o ano dessa música e invasão musical coreana foi em 2012. Países como Alemanha, Canadá, Brasil, Grécia, Líbano, Finlândia, México, Rússia e Polônia, dentre outros, a registraram como a música mais tocada do ano.

Após esse grande sucesso, PSY lançou outra música que ficou famosa globalmente, porém não estourou como Gangnam Style. A canção Gentleman fala sobre um rapaz que reclama do jeito "cavalheiro de ser", que aparenta ser uma pessoa fina, mas na verdade gosta de festa, além de estar apaixonado por uma garota. O clipe parece ser uma continuação de Gangnam Style e ele prega diversas peças em muitas pessoas durante o vídeo, até que seu par romântico revida.


Apenas três anos após esses dois sucessos, PSY lançou o sétimo álbum de sua carreira com os singles Napal Baji e Daddy, este último ganhou uma versão em inglês para atrair novamente o público ocidental. Neste ano , lançou o último álbum 4X2=8, tendo como principais trabalhos I Luv It e New Face. Mesmo assim, o seu sucesso não foi o mesmo de alguns anos atrás. Ele viajou por diversos países para se apresentar e dar entrevistas. PSY esteve presente no carnaval brasileiro, em 2013 ele dançou e cantou no trio elétrico ao lado de Cláudia Leite na cidade de Salvador. 

Vamos conhecer PSY fora essas duas grandes músicas. Seu verdadeiro nome é Park Jae-Sang (na Coreia, o nome da família vem primeiro) e nasceu no bairro de Gangnam em Seul. Atualmente possui 39 anos e, além de cantor, é compositor e produtor. Ficou conhecido no meio artístico por suas apresentações divertidas e vídeos de humor. Ele veio de família classe alta, pois seu pai é presidente executivo da DI Corporation e sua mãe dona de diversos restaurantes no bairro de Gangnam.

PSY afirma que seu amor pela música aconteceu quando assistiu pela televisão a um show do Queen no estádio de Wembley, principalmente quando a banda tocou Bohemian Rhapsody. É considerado o Rei do YouTube, mesmo sendo ultrapassado recentemente pela música "See You Again" de Wiz Khalifa e Charlie Puth. Também recebeu pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul o reconhecimento de influenciador cultural do país e ganhou a medalha da Ordem Okgwan do mérito cultural.


Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar