Últimas Notícias

Surto História: A Águia inglesa que não alçou vôo no Salto com Esqui.

Michael "The Eagle" Edwards (GBR) é uma das maiores lendas dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas não pelas medalhas, mas sim pelo fracasso.

Edwards originalmente era esquiador no Downhill e após quase se qualificar para os Jogos de Sarajevo, em 1984, se mudou para Lake Placid (USA) para treinar e competir em um nível mais alto. Mas após ficar sem dinheiro, ele decidiu mudar para o Salto com Esqui, por razões de menores custos e de menor concorrência.

Mas Michael, além do problema do pouco orçamento, era mais pesado que os concorrentes e tinha hipermetropia. Ou seja, ele precisava usar óculos o tempo todo e quando ele saltava, eles ficavam tão embaçados que Edwards não conseguia enxergar nada.

Edwards foi informado de sua qualificação enquanto estava trabalhando como gesseiro e hospedado em um Hospital Mental na Finlândia. O seu desempenho no Mundial de Salto com Esqui em 1987 (55º lugar) foi o bastante para ser o único representante da Grã Bretanha na modalidade em Calgary.

O desempenho de Edwards na competição foi desastroso. No dia 14/02, no Salto da Montanha Normal, o britânico conquistou 69,2 pontos e ficou na 58ª e última posição, após dois saltos de apenas 55 metros.

No dia 23/02, foi a vez do Salto na Montanha Grande e a posição se repetiu. Terminou em 70º e ultimo lugar, somando 57.5 pontos, pouco mais da metade do penúltimo colocado, Todd Gilman (CAN), que ainda assim caiu no segundo salto.

Considerando que a participação de Edwards nos Saltos causou grande estrago na imagem da modalidade, o COI criou a regra chamada "Eddie 'The Eagle' Rule" que exige que o atleta fique no Top 30% ou entre os Top 50 de uma competição internacional para entrar nos Jogos Olímpicos.

Na Cerimônia de Encerramento, o presidente do comitê Organziador dos Jogos, Frank King, se referiu a Edwards no seu discurso: "Nesses Jogos, alguns atletas conquistaram o ouro, alguns quebraram recordes e outros voaram como Águias."

Eddie ainda tentou se qualificar para Albertville 1992, Lillehammer 1994 e Nagano 1998, mas sem sucesso.

Apesar de seu retumbante fracasso, Edwards se tornou uma celebridade instantânea. com aparições em diversos programas de TV. Apesar disso, declarou falência em 1992 e conseguiu se formar em direito, recuperou as suas finanças e é figura fácil em programas de TV na Grã Bretanha.

Eddie "A Águia" pode não ter voado longe em termos de resultados nos Jogos, mas nunca um saltador foi tão longe fora das rampas de salto.

Eis o vídeo de um dos seus saltos no Canadá:

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar