Últimas Notícias

Era Uma Vez... os I Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924


Chamonix 1924

Período - 25/01 a 04/02/1924
Nações - 16
Atletas - 258
Esportes - 9
Eventos - 16




Os Jogos Olímpicos de Inverno surgiram após a bem sucedida experiência da Semana Internacional dos Esportes de Inverno. A cidade francesa de Chamonix foi a escolhida para sediar a primeira edição da verdadeira Olimpíada de Inverno. 16 países tiveram a honra de participar dos I Jogos de Inverno: Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Iugoslávia, Letônia, Noruega, Polônia, Suécia, Suíça e Tchecoslováquia.

Nove esportes foram disputados em Chamonix: Bobsled, Combinado Nórdico, Curling, Esqui Cross-Country, Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Patrulha Militar e Salto de Esqui.

No quadro de medalhas, a disputa foi dura entre os países nórdicos: Finlândia e Noruega empataram em número de ouros no quadro de medalhas: 4 para cada delegação; a vantagem foi da Noruega pelo número de pratas (7 a 4); e nos bronzes (6 a 3).



FATOS:

- O primeiro felizardo na história dos Jogos Olímpicos de Inverno foi o norte-americano Charles Jewtraw. Ele venceu a prova dos 500m na patinação de velocidade, cravando 44 segundos - 10 segundos mais lento que o atual recorde mundial da prova.

- Mas o principal nome da modalidade em Chamonix foi o finlandês Clas Thunberg: faturou três medalhas de ouro, nos 1500m, 5000m e no All-Around (competição em todas as distâncias).

- O Canadá destruiu seus adversários do Hóquei no Gelo masculino: o ouro (a única medalha que o Canadá faturou na França) veio com 122 gols marcados e apenas três sofridos.

- Foi a primeira participação da patinadora norueguesa Sonja Henie em Jogos Olímpicos. Na ocasião, a lendária atleta olímpica tinha apenas 11 anos, a mais jovem atleta a disputar uma competição nos Jogos Olímpicos de Inverno.

- Gillis Grafstrom conseguiu defender seu título olímpico, já que ele foi ouro na patinação nas olimpíadas de verão de Antuérpia de 1920.

- No final dos jogos, um prêmio foi concedido para um esporte que não nunca figuraria em Jogos Olímpicos: Pierre de Coubertin apresentou um prêmio de 'alpinisme' ( alpinismo ) a Charles Granville Bruce , líder da expedição que tentou escalar Monte Everest em 1922.

- Em 1974, foi entregue a última medalha individual de Chamonix 1924. Anders Haugen , que até então tinha terminando em quarto lugar no evento de salto de esqui , recebeu uma medalha de bronze. Após cinquenta anos, um erro foi descoberto na pontuação de Thorleif Haug, que perdeu sua medalha. Haugen recebeu sua medalha aos 83 anos de idade.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:

 Posição PaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1Noruega Noruega47617
2Finlândia Finlândia44311
3Áustria Áustria213
4Suíça Suíça213
5Estados Unidos Estados Unidos1214
6Grã-Bretanha Grã-Bretanha1124
7Suécia Suécia112
8Canadá Canadá11
9França França33
10Bélgica Bélgica11
TOTAL16161749

fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar