Em uma final emocionante, o Canadá se sagrou campeão da copa América de basquete feminino, que foi disputada em Buenos Aires. Em um duelo em que a Argentina, empurrada pela torcida, mostrou uma força inesperada e quase surpreendeu. Terminou o primeiro tempo na frente, e depois da reação canadense no terceiro quarto, as Argentinas se recuperaram e o jogo ficou indefinido até os últimos instantes. Melissa Gretter teve a bola do jogo nas mãos, mas errou o arremesso de três e o Canadá venceu por 67 a 65. Este foi o terceiro título do Canadá, que também ganhou em 1995 e 2015
Kia Nurse foi a cestinha canadense com 12 pontos. Miranda Ayim e Marie Langlois também contribuíram com 10 pontos cada. do lado argentino, Melissa Gretter foi o grande destaque com 23 pontos. Macarena Rosset foi outro destaque, com 18 pontos.
Na disputa do terceiro lugar, Porto Rico levou a melhor e conseguiu a última vaga para o mundial, derrotando o Brasil por 75 a 68. Em outro jogo que se manteve equilibrado, com várias trocas de lideranças e que só nos dois minutos finais foi que as portorriquenhas abriram a vantagem que garantiram a vantagem para a vitória.
Esta será a primeira vez que Porto Rico disputará o mundial de basquete feminino. Alison Gibson foi a cestinha portorriquenha com 19 pontos. Michelle Gonzalez marcou 16 pontos. Do lado brasileiro, Kelly marcou 20 pontos,Raphaella, 16 e Isabela Ramona 14. Desde 1959 que o Brasil ficava de fora de um mundial de basquete feminino.
O quinteto ideal da competição foi formado por Paola Ferrari (Paraguai), Melissa Gretter (Argentina) Allison Gibson (Porto Rico) e Miranda Ayim e Nirra Fields (Canadá). Fileds foi eleita a MVP da competição.
A próxima Copa América de basquete será em 2019, em local a definir e servirá de pré olímpico do continente
foto: FIBA/Divulgação.
0 Comentários