Últimas Notícias

Inédito ouro feminino e polêmica marcam participação brasileira no campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso

Terminou na última quinta-feira (27) mais uma edição do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso, disputado em Miami nos Estados Unidos.

Recordes, resultados inéditos e uma grande polêmica envolvendo Fernando Saraiva,maior nome da modalidade no Brasil na atualidade e Enrique Montero,atual presidente da confederação brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), foram a tônica da participação brasileira na competição.

Logo no primeiro dia de competição, um feito histórico para o Brasil. Rosane Reis, após um excelente quinto lugar nos jogos do Rio em 2016, se tornou a primeira mulher brasileira a levar um título pan-americano no esporte. Na final da categoria -53 Kg, a atleta levantou 88 kg arranque e 106 kg no arremesso, somando 194 quilos, novo recorde sul-americano e marca que a coloca em segundo lugar no ranking mundial.

Outras medalhas vieram para o time brasileiro ao longo da semana. Na quarta-feira (26) Marco Machado e Rogério Almeida conquistaram a prata nas categorias -94 e -105 respectivamente. Marco terminou com um total de 361 kg, perdendo para o americano Colin Burns por apenas 6 kg. Já Ronaldo levantou 340 kg ficando atrás apenas do canadense Ryan Meidl, com 357 kg.

Um bronze de Matheus Gregório encerrou a participação brasileira. Com um total de 378 kg na categoria +105, ficou atrás apenas do campeão americano Caine Wilkes, com 394 kg, e do equatoriano Fernando Salas com 393 kg.

Além de Rosane, outro grande resultado brasileiro aconteceu em Miami, mas que infelizmente não pode valer medalha. Fernando Saraiva, maior nome da modalidade pelos os últimos anos, quebrou o recorde continental do arranco com 198 quilos, levantando também 225 quilos de arremesso e 423 no total, o que daria o ouro a ele com larga vantagem na categoria +105 kg. O pesista, porém, não foi inscrito pela CBLP no torneio e competiu como atleta extra.

Fernando que, assim como Roseane também obteve um ótimo quinto lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, não foi convocado e inscrito pela CBLP para participar do campeonato pan-americano sob a alegação de que não havia participado do campeonato brasileiro, que era o único torneio classificatório para a competição continental definido previamente pela CBLP. A não participação de Fernando no Pan também implicaria em uma não convocação para a principal competição do ano, o Mundial da modalidade a ser disputado em Anaheim nos Estados Unidos em Novembro. O Pan é classificatório para o maior torneio de levantamento de peso olímpico no ano.

Fernando alegava que mesmo não tendo participado do campeonato nacional, havia conseguido uma marca de 412 kg no total em uma competição americana, 44 kg acima do índice exigido pela CBLP, que comunicou que não iria reconhecer a marca. O brasileiro, que é bicampeão dos Jogos Pan Americanos, acionou a justiça de São Paulo solicitando a Confederação Brasileira a inscrevê-lo na competição.

A boa notícia para o atleta e mais um capítulo nesta polêmica veio na sexta-feira passada (22),quando a Federação Pan Americana de Levantamento de Peso confirmou em um oficio enviado ao presidente da CBLP que Fernando estava inscrito e participaria do torneio em Miami.

Apesar de tentativas por parte dos dirigentes da CBLP de anular esta decisão, Fernando teve suas marcas validadas e está apto para participar do campeonato mundial.

O torneio acontecerá entre 28 de novembro e 05 de dezembro em Anaheim, nos Estados Unidos. Fernando Saraiva e Rosane Reis tem grandes chances de trazer uma inédita medalha para o Brasil.

Foto: Reprodução/ Instagram LPO Pinheiros




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar