Últimas Notícias

Bicampeã olímpica, Anita Wlodarczyk confirma participação no GP Brasil de Atletismo

A prova feminina do lançamento do martelo será uma das atrações do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, a ser disputado no próximo dia 3 de junho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com entrada livre para o público.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou nesta segunda-feira (dia 22) a participação de dois grandes destaques da competição: a polonesa Anita Wlodarczyk, bicampeã olímpica em Londres 2012 e no Rio 2016, e líder do Ranking Mundial da IAAF de 2017, e a norte-americana Gwen Berry, dona da segunda melhor marca do mundo este ano, que venceu neste domingo (21) o Golden Grand Prix Kawasaki, no Japão.

Anita Wlodarczyk, nascida no dia 8 de agosto de 1985, é ainda bicampeã mundial em Pequim 2015 e Berlim 2009, entre muitas outras conquistas.

Ela é, por exemplo, a mais vitoriosa atleta da prova e tem 10 das 10 melhores marcas de toda a história. Na Olimpíada do Rio, havia quebrado o recorde mundial, com 82,29 m para garantir o ouro, mas pouco depois, no dia 28 de agosto, melhorou a marca em Varsóvia, capital da Polônia, para 82,98 m.

Este ano, Anita marcou 79,73 m no dia 6 de maio, em Doha, no Catar, na etapa local da Liga Diamante e assim tem a melhor marca do mundo na temporada.

Já Gwen Berry, nascida a 29 de junho de 1989, que disputou a Olimpíada do Rio, no Engenhão, obteve a 6 de maio último, em Oxford, Estados Unidos, o seu recorde pessoal, ao lançar o martelo a 76,77 m. A marca lhe garante a segunda colocação no Ranking da IAAF. No último domingo, venceu em Kawasaki, com 74,13m, demonstrando a boa fase.

A melhor brasileira da prova é a catarinense Mariana Grasielly Marcelino, que este ano quebrou duas vezes o recorde nacional do martelo. A primeira vez no dia 30 de março, em Buenos Aires, na Argentina, com 65,75 m, e depois no dia 6 de maio, em Zagreb, na Croácia, com 66,64 m.

Uma curiosidade. Anita, Gwen e Mariana conseguiram as melhores marcas de 2017 no dia 6 de maio em eventos totalmente diferentes.


As outras brasileiras confirmadas são Anna Paula Magalhães Pereira (Pinheiros), Mveh Viviane Jeane de Dieu Gracielle (Rezende Unimep) e Carla Michel (B3 Atletismo).

"É uma grande alegria o GP Brasil contar com a participação de grandes nomes do nosso esporte e servir de referência para os nossos atletas", comentou José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). "E a entrada para público é absolutamente livre", frisou.

Foto: EPA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar