O Kasumigaseki Country Club, que será utilizado para sediar as competições de golfe em Tóquio 2020, mudou suas regras para tornar as mulheres elegíveis para adesão plena no clube.
O clube votou para mudar de forma permanente a sua política de adesão em uma reunião extraordinária de sua diretoria executiva.
A crítica feroz era pelo fato do clube não permitir que mulheres fossem membros de pleno direito e também a limitação dos dias nos quais elas podem jogar.
A prefeitura de Saitama chegou a ser alertada de que a competição poderia ser transferida para um local alternativo como o Wakasu Golf Links.
O presidente de Tóquio 2020 Yoshirō Mori deu boas-vindas as mudanças de regra do clube mas não se referiu de forma específica a inclusão de mulheres.
"Temos o prazer de saber que o Kasumigaseki Country Club votou hoje em uma reunião extraordinária do seu Conselho Executivo para alterar a política de adesão do clube de acordo com o espírito da Carta Olímpica", disse Mori.
"Em nome do Comitê Organizador de Tóquio 2020, gostaria de expressar minha gratidão aos membros do clube por sua compreensão e cooperação".
"Também gostaria de expressar minha admiração pelo esforço do clube em chegar a um acordo em tão pouco tempo".
"O Kasumigaseki Country Club é um excelente local com um excelente campo, e estamos orgulhosos de que será anfitrião dos Jogos Olímpicos".
"Eu aprecio verdadeiramente os esforços que as lideranças sênior do clube e todos os membros do clube fizeram até agora para encontrar as exigências para hospedar competições olímpicas".
"Vamos continuar se esforçando para preparar e entregar uma Olimpíada com sucesso".
Medalhista de Prata na Rio 2016 a atleta Lydia Ko da Nova Zelândia foi uma das atletas que mais discordaram das antigas regras do clube.
No mês passado, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), John Coates,avisou o clube para mudar suas regras ou os organizadores seriam forçados a procurar outra localização.
O Comitê Organizador de Tóquio 2020 também escreveu para a Diretoria do clube, pedindo para que mudanças fossem feitas já que o clube não se adequavam as regras da Carta Olímpica.
Yuriko Koike, o governador de Tóquio, também criticou as regras.
Os membros do clube deveriam votar no mês passado sobre as mudanças de regra do clube, mas uma reunião do Conselho adiou a decisão sobre o assunto.
Na semana passada, o campo de golfe de Muirfield na Escócia votou a favor da adesão de membros femininos pela primeira vez, com 498 pessoas de 621 apoiando a mudança.
O Royal and Ancient (R & A), que organiza o Open Championship, eliminou Muirfield de sua lista de locais depois que os membros do clube decidiram manter suas regras de não permitir que as mulheres jogassem no clube.
Foto:Getty Images
0 Comentários