Últimas Notícias

Thiago Monteiro supera Thomaz Bellucci e avança para as quartas de final do Rio Open de Tênis

No primeiro duelo entre brasileiros na chave principal do Rio Open de Tênis, Thiago Monteiro levou a melhor sobre Thomaz Bellucci, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8), 3/6 e 6/3, alcançando seu melhor resultado em um torneio ATP 500.

O número 2 do país volta à quadra nesta sexta-feira (24), com boas chances de colocar um brasileiro pela primeira vez na semifinal do maior torneio de tênis da América do Sul. O adversário é o jovem norueguês Casper Ruud, de 18 anos, que recebeu convite da organização, no quarto jogo da quadra central, com rodada começando às 15h.

A partida entre Monteiro e Bellucci foi a primeira entre os dois no circuito. Eles se conhecem há quase dez anos, e fizeram a pré-temporada juntos. Embora Bellucci vinha de uma boa estreia - vitória sobre o japonês Kei Nishikori, número 5 do mundo -, Monteiro mostrou que o Rio Open lhe traz boas vibrações. No ano passado, venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9º colocado do ranking, na estreia, e ficou conhecido do público. Atualmente, 85º do mundo, Monteiro chegou a ultrapassar Bellucci por uma semana, no início do mês, como número 1 do Brasil, e pode assumir a posição novamente se vencer nesta sexta.

"Infelizmente tivemos de jogar cedo no torneio, mas estou feliz com a vitória. Tracei um plano de jogo e conseguir colocar em prática, me mantendo tranquilo mesmo nos momentos em que ele foi melhor", disse Monteiro. Já Bellucci lamentou a derrota. "Não me senti fisicamente bem na partida. No segundo set já estava me sentindo mal, e no terceiro set 'morri'".

Monteiro começou a partida melhor, quebrando o saque de Bellucci e abrindo 3 a 0. O jogador de Tietê devolveu a quebra e a partida chegou no tie-break. Bellucci teve chance de fechar sacando no 6 a 4, e no 8 a 7, mas foi Monteiro que fechou, com um ace e uma bola na linha, fazendo 10/8.

No segundo set, a partida seguiu equilibrada até Bellucci, atual 76º do ranking mundial e que já figurou na 21ª posição, quebrar o saque de Monteiro no 5 a 3, para fechar na sequência. O cearense, que alcançou as quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires na semana passada, não se abalou e começou o set decisivo melhor. Quebrou o serviço de Bellucci, abrindo 3 a 0, e se manteve na frente até fechar por 6/3.

Será a primeira vez que Monteiro enfrentará Ruud, atual 208º do mundo. O norueguês, ex-número 1 do mundo juvenil, conquistou um torneio challenger e dois futures no ano passado e subiu 900 posições no ranking. Nesta temporada, disputou seu primeiro Grand Slam, vencendo um jogo do qualifying do Australian Open. "Acompanhei o final da partida dele, que foi antes da minha. Ele está tendo uma ótima semana, joga sem pressão, tem um estilo agressivo. Então espero me recuperar bem porque vai ser uma partida difícil", avaliou Monteiro.

Marcelo Melo e parceiro perdem e estão fora da competição

O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, estão fora do Rio Open. Eles foram derrotados pelo chileno Julio Peralta e pelo argentino Horacio Zeballos, nas quartas de final, nesta quinta-feira, por um duplo 6/4.

Melo, campeão da chave de duplas de Roland Garros 2015 e ex-número 1 do mundo, tem como melhor resultado no ATP 500 do Rio a semifinal do ano passado, quando jogou com Bruno Soares.
"Cometemos muitos erros na partida. Mesmo na primeira rodada, tivemos altos e baixos. É uma parceira nova, às vezes passa por isso no começo, mas espero solucionar o mais rápido possível", disse o brasileiro, que começou a jogar com Kubot como parceiro fixo neste ano.

Os adversários de Peralta e Zeballos, nesta sexta, por uma vaga na final, são os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah , duas vezes campeões do Rio Open, em 2014 e 2016. Os colombianos venceram o norte-americano Nicholas Monroe e o neozelandês Artem Sitak por um duplo 6/2.

Foto: Fotojump


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar