Últimas Notícias

Rússia domina provas masculinas da etapa de Pyeongchang da Copa do Mundo de Esqui Cross Country

A cidade sul-coreana de Pyeongchang, sede das próximas Olimpíadas de Inverno, recebeu os competidores da Copa do Mundo de Esqui Cross Country nesse final de semana. Sem os principais atletas, que optaram por descansar ao invés de enfrentar o desgaste da viagem e das disputas, a Rússia dominou as disputas masculinas.

Foi a primeira vez que a Coreia do Sul sediou disputas da Copa do Mundo de Esqui Cross Country, e essa estreia marcou também a primeira vitória de Gleb Retivykh (RUS) em etapas da competição. Retivykh terminou a prova do Sprint à frente de Sondre Turvoll Fossli (NOR), que perdeu a liderança na última curva. A terceira posição ficou com Andrey Parfenov (RUS). "Não pensei que fosse vencer. Esperei seis anos por minha primeira vitória, estou muito feliz", disse Retivykh após a prova.

A prova masculina do Skiathlon 30km também teve um vencedor inédito: Petr Sedov (RUS). Em um pódio formado por atletas debutantes (os três premiados nunca haviam conquistado um pódio), Sedov terminou à frente dos noruegueses Daniel Stock e Mathias Rundgreen. Após a prova os três atletas se disseram muito felizes com seus resultados.

Entre as mulheres, Anamarija Lampič (ESL) conquistou sua primeira vitória em provas da Copa do Mundo ao deixar Silje Øyre Slind (NOR) para trás na última subida. Quem completou o pódio foi Ida Sargent (EUA). Para as três o resultado também significou o primeiro pódio de suas carreiras na competição. "Isso é inacreditável, eu venci! É como um sonho" afirmou Lampič.

Na última prova individual, o Skiathlon 15km, Justyna Kowalczyk (POL) conquistou a quinquagésima vitória da carreira em provas da Copa do Mundo, superando Elizabeth Stephen (EUA) e Masako Ishida (JAP). A polonesa disse ser bom voltar a vencer após mais de três anos sem vitórias.

Nas disputas por equipes, disputadas no Sprint, a Rússia venceu a prova masculina com Andrey Parfenov e Gleb Retivykh completando o percurso com apenas três centésimos de vantagem para a França de Baptiste Gros e Lucas Chanavat. A terceira posição foi da outra equipe russa, formada por Artem Maltsev e Nikita Kriukov. Na prova feminina, a Suécia conquistou a vitória com Elin Mohlin e Maria Nordström, que foram seguidas pela Noruega de Anna Svendsen e Silje Øyre Slind. Os Estados Unidos completaram o pódio feminino com Sophie Caldwell e Ida Sargent.

Mesmo sem competir, Martin Johnsrud Sundby (NOR) e Heidi Weng (NOR) seguem na liderança das classificações masculina e feminina, respectivamente. A próxima etapa da Copa do Mundo se realizará nos dias 18 e 19 desse mês na cidade de Otepää, Estônia.

Foto: NordicFocus

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar