Últimas Notícias

Organizadores olímpicos dizem que esportes de inverno podem crescer na Ásia

Lee Hee-beom, chefe do comitê organizador de Pyeongchang, espera que os Jogos Olímpicos de 2018 marquem uma nova era para os esportes de inverno na Ásia.

"Embora a região tenha ficado tradicionalmente atrás da América do Norte e da Europa em termos de competitividade de esportes de inverno, a realização dos próximos dois Jogos Olímpicos de Inverno na Ásia mudaria significativamente o equilíbrio" , disse Lee.

"Com Pyongchang 2018 e Pequim 2022, os esportes de inverno vão passar da Europa e da América do Norte para a Ásia", disse Lee, que está participando dos Jogos Asiáticos de Inverno em Sapporo. "Vamos ter mais fãs de esportes entre os asiáticos por causa de Pyeongchang 2018 e Pequim 2022."

Os Jogos de Pyeongchang marcarão a segunda vez que os Jogos Olímpicos foram disputados na Coréia do Sul, que sediou os Jogos de Verão de 1988 em Seul.

Trabalhadores da construção estão dando os últimos retoques nos 12 locais de competição em Pyeongchang e Gangneung, incluindo seis novas instalações que, segundo os organizadores, estão cerca de 96% concluídas em média.

Espera-se que a vila dos atletas, um centro de transmissão internacional e um estádio pentagonal que vai sediar as cerimônias de abertura e encerramento estarão concluídos em setembro.

Lee disse que não pensa que um recente escândalo na patrocinadora olímpica Samsung afetará os Jogos.

Um tribunal sul-coreano aprovou a prisão de um bilionário herdeiro da Samsung acusado de suborno e outras acusações em conexão com um escândalo de corrupção maciça que envolveu o presidente e chocou a nação.

"A Samsung já se comprometeu a patrocinar o COI e o comitê organizador de Pyeongchang", disse Lee.

"Mesmo com o recente escândalo, eu não acho que (o patrocínio olímpico) será afetado", acrescentou Lee. "Nós já temos os acordos, e a Samsung já doou e concordou em patrocinar (os Jogos Olímpicos) .Então eu não acho que será afetado."

Questionado sobre a falta de infra-estrutura no local de esqui alpino em Jeongseon, Lee disse que melhorias estavam sendo feitas.

"Dois novos hotéis estão sendo construídos ea estrada para Jeongseon está sendo expandida de duas pistas para quatro pistas", disse Lee. "Até a hora dos jogos teremos alguns quartos de hotel, a construção de locais está quase terminada, e agora vamos nos concentrar na construção de estradas, hotéis e restaurantes".

Lee também disse que a Coréia do Norte merece participar em Pyeongchang se mantiveram os princípios olímpicos.

"Os esportes são separados da política", disse Lee. "Como eu continuamente mencionar, vamos manter o princípio básico do COI que diz que a paz é uma das prioridades.Quem gosta de paz deve participar e pode participar e Coréia do Norte não é exceção, eles ainda podem participar se mantêm o espírito olímpico. "

As relações entre as duas Coreias têm piorado desde que a Coréia do Norte realizou dois testes nucleares e uma série de lançamentos de foguetes no ano passado, enquanto continua a expandir seus programas de armas nucleares e mísseis.

A Coréia do Norte está participando dos Jogos Asiáticos de Inverno em andamento, que Lee citou como um sinal promissor.

Sobre os jogadores da NHL participarem dos Jogos em Pyeongchang, Lee disse que se reuniu recentemente com funcionários da liga em Nova York e disse que espera que os jogadores estejam na Coréia do Sul.

Foto:AP

Lee Hee-beom

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar