Após um processo de avaliação de dois anos, a ISSF disse que recomendaria a demolição da pistola de 50 metros livre dos homens, de 50 metros rifle e da fossa olímpica dupla e a favor da introdução de três eventos mistos, um em cada disciplina.
"O Comitê Executivo da ISSF e o Conselho Administrativo aprovaram por unanimidade a recomendação para o programa Olímpico de Tóquio 2020, que visa alcançar a igualdade de gênero e manter 15 eventos olímpicos", disse a ISSF.
A ISSF também enfatizou seu desejo de ficar com cinco eventos de cada tipo de arma para "preservar a paridade disciplinar" entre os eventos de tiro olímpico.
"Apoiamos totalmente a igualdade de gênero e nossos Comitês trabalharam arduamente para desenvolver uma proposta de Tóquio 2020 que apoie o crescimento futuro do nosso esporte", disse o presidente da ISSF, Olegario Vazquez Rana, em um comunicado.
"Queremos ... oferecer a todas as atletas do sexo feminino e masculino as mesmas oportunidades.O tiro é um dos esportes mais antigos e mais universais do mundo, a inclusão é parte do nosso DNA".
O COI avaliará a proposta da ISSF antes de decidir sobre o programa final dos eventos de tiro esportivo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Foto:Reuters
0 Comentários